De 17 a 21/01/07 foi realizado o III Encontro Nordeste de Educadores/as da Rede de Educação Cidadã. Esse ano, com o tema Pensar a Rede, pensar o Nordeste, o evento teve como objetivo promover um debate coletivo para aprofundar a compreensão e encaminhamento sobre o projeto político da Rede de Educação Cidadã
Anna Paula Nascimento
De 17 a 21/01/07 foi realizado o III Encontro Nordeste de Educadores/as da Rede de Educação Cidadã. Esse ano, com o tema Pensar a Rede, pensar o Nordeste, o evento teve como objetivo promover um debate coletivo para aprofundar a compreensão e encaminhamento sobre o projeto político da Rede de Educação Cidadã (REC), em nível nacional, com ênfase na atuação política e pedagógica da grande região Nordeste. O encontro aconteceu no Centro de Treinamento da Emater, na cidade de São José do Mipibu, no estado do Rio Grande do Norte, a aproximadamente 40 minutos da capital.
Um total de 64 educadores/as populares representando os nove estados da região se participaram do encontro. Os trabalhos desenvolvidos durante a semana consistiram da realização de atividades em grupos (mistos e por estado), apresentações, construção do planejamento de ações e eventos para 2007, além das plenárias.
Dentre as atividades em grupo, destacou-se o resgate histórico da trajetória política, econômica e social do Brasil e do mundo, numa construção coletiva de uma linha do tempo, contemplando o período de 1930 a 2006. Colaborando nas discussões e debates, o evento também contou com a assessoria do Presidente do Centro de Educação e Assessoria Herbert de Souza (CEAHS), Olavo Ataíde, que, a partir da linha do tempo, fez uma análise conjuntural do período. No mesmo dia, a educadora da equipe do Talher Nacional, Ana Gusmão, ministrou palestra sobre a formação social do Nordeste, e a coordenadora de projetos do Instituto Paulo Freire (IPF), Raiane Assumpção, apresentou a sistematização da avaliação do IPF feita pelos estados. Também marcaram presença a educadora e os educadores do Talher Nacional, Edna Silva, Elias Mattar e João Santiago. Este último fez um resgate dos resultados do VII Encontro Nacional da REC e aprofundou as discussões sobre Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), bem como o andamento das articulações nos estados para a III Conferência de SAN.
Os trabalhos desenvolvidos durante este encontro tiveram como elementos orientadores os eixos do chamado tripé do projeto político-pedagógico da REC: as ações políticas, a organicidade e a sustentabilidade da Rede Nordeste. Os encaminhamentos dados e o planejamento de ações e eventos construído para este ano encontram-se apresentados em link abaixo.
Dentre as diversas plenárias realizadas, destacou-se aquela em que foram discutidos e acatados os critérios de composição da Coordenação Nordeste, que atualmente é formada pelos educadores Lisboa Ferreira (RN), Maria de Jesus (CE), Antonio Marques (SE), Régis Xavier (PE), Raimundo dos Santos (PI), Miguel Nascimento (AL), Dorival Fernandes (PB), Francisco Teixeira (MA) e Rui Nascimento (BA).
Outro destaque desta plenária foi a construção dos critérios para a formação da Comissão Nacional. A criação desta comissão vem sendo discutida e reivindicada desde 2003 e foi provocada pela região Nordeste. Segundo o educador voluntário da REC de Pernambuco, Régis Xavier, a idéia da implementação de uma comissão nacional se deu numa perspectiva de ampliar o espaço de participação e intervenção da sociedade civil em nível nacional. Esta comissão tem um papel consultivo e deliberativo e, desde então, tem sido pauta de discussão em todos os encontros da região, sendo a sua formação aprovada no II Encontro Nordeste realizado em 2005, na cidade de Caruaru (PE) e, finalmente, eleita e formada neste último evento macrorregional.
Assim, seguindo os critérios construídos e as articulações políticas entre os estados, foram indicados pela Coordenação Nordeste e aclamados pela plenária os seguintes nomes para compor a Comissão Nacional: Régis Xavier (PE) e Socorro Soares (PI), como titulares; Eliene de Souza (BA) e Jorge Cunha (CE), como suplentes. A primeira reunião desta comissão está marcada para o mês de abril.
O caráter lúdico do III Encontro Nordeste, por sua vez, foi dado pela realização de atividades de mística e animação, com cantos, danças, declamação de poesias (ver link), da programação de um passeio turístico e da realização de uma festa de confraternização entre os/as educadores/as presentes. Assim, foi possível oportunizar aos/às participantes conhecerem as belas praias de Natal, como Tabatinga, Ponta Negra, Praia dos Artistas e Pirangi esta última famosa por abrigar o maior cajueiro do mundo (registrado no Guinness Book, livro dos recordes) , além de conhecer o artesanato local.
A avaliação de um dos educadores anfitriões do Encontro, Lisboa Ferreira, é de que o evento foi bastante positivo, com resultados e encaminhamentos importantes: Considero um evento grandioso, à vista dos outros Encontros, pois permitiu uma maior e melhor interação entre os estados e foi possível aprofundarmos as discussões e reflexões sobre o projeto político da Rede de Educação Cidadã. Apesar das divergências, chegamos a consensos. Mais do que nunca, este encontro revelou que a Rede Nordeste está muito mais amadurecida.