Educadores/as dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro participaram do curso de Educação Popular ministrado pelo professor Antonio Gouvêa. O curso foi realizado em Juiz de Fora (MG), nos dias 5 a 7 de maio, na Casa Padre Hurtado.
Antonio Gouvêa ressaltou a metodologia da educação popular freireana, destacando a problematização e a busca da totalidade no processo educativo. Os/as 25 participantes realizaram várias atividades para compreensão do método dialético de Paulo Freire, desde a escolha da fala significativa até a elaboração de atividades. Este curso é uma continuidade do processo formativo, iniciado em junho de 2006, também com Antonio Gouvêa, em Juiz de Fora.
Estavam presentes educadores/as liberados/as e voluntários/as, de vários movimentos e grupos ligados à Rede de Educação Cidadã nos estados participantes, como o movimento Hip Hop, assentados, quilombolas, agentes de segurança alimentar, Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), integrantes da Articulação no Semi-Árido (ASA) e Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).
O grupo aproveitou para iniciar, enquanto região, o debate sobre o Projeto Político Pedagógico da Rede. Na terça-feira, um/a representante de cada estado, incluindo São Paulo, participou da reunião preparatória para o Encontro da Grande Região, a ser realizado em junho, com a proposta de continuar os estudos sobre a realidade local, articulado com o estudo do PPP e sobre a organicidade da Rede de Educação Cidadã.