Com a participação de 76 pessoas, até ontem foi realizado o 5º Encontro Estadual de Formação, promovido pela Rede de Educação Cidadã. O evento teve a parceria da Diocese de Roraima e do Instituto Paulo Freire.
Baseados no tema O povo que ousa sonhar, constrói um Brasil Popular, os participantes elaboraram um projeto político pedagógico para o Estado, que vai compor a proposta nacional. Esse projeto será encaminhado no 8º Encontro Nacional que será realizado no fim de julho em Brasília (DF).
O representante da Rede de Educação Cidadã Talher Roraima, Valdir Benício, explicou que no projeto de políticas pedagógicas, alguns pontos serão exigidos para continuar em Roraima. Entre eles estão: o fortalecimento da luta e movimentos sociais populares, a humanização, a defesa da biodiversidade e o compromisso no processo formativo.
Benício acrescentou que entre os participantes – famílias de baixa renda que se organizam para discutir melhoria na renda – estavam representantes de oito municípios. No total de participantes, 90% eram jovens.
Conforme Valdir Benício, durante o evento foi verificado que Roraima tem como maior necessidade o avanço na educação e melhoria estrutural da educação popular. Outro ponto abordado, segundo ele, foi sobre a problemática da juventude que não tem espaço para trabalhar.
Durante o evento, além da educação popular, foram abordados temas como: o trabalho dos movimentos sociais e os desafios em Roraima, economia solidária, políticas públicas e reforma política.
Shirleide Vasconcelos – Folha de Boa Vista
http://www.folhabv.com.br/noticia.php?Id=24462