III Conferência de Segurança Alimentar conta com a participação do MDS em Oficinas

A III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá duas mil pessoas, de 3 a 6 de julho, em Fortaleza, Ceará. Com o tema "Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional", o objetivo é avaliar os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população.

Com o tema "Por um Desenvolvimento Sustentável com Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional", esta será a primeira conferência setorial do atual mandato do governo Lula. O objetivo é avaliar os impactos do modelo de desenvolvimento na produção de alimentos saudáveis e na garantia da soberania e segurança alimentar e nutricional da população.

O Fome Zero, os programas de transferência de renda e os que têm o objetivo de promover a cidadania, como o Bolsa Família, a reforma agrária e a agricultura familiar, a atualização da lei sobre Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) são outros temas.Também serão avaliadas as ações e políticas públicas de erradicação da fome e da pobreza

Nas oficinas da Conferência, dia 04, serão apresentadas as experiências e projetos na área que mais se destacaram no país e no exterior. Quatro delas contarão com a participação de representantes da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome conforme a seguir:

 

Objetivo: Apresentar o processo de construção e a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto nº 6040, de 7 de fevereiro de 2007)

Palestrante: Aderval Costa Filho – Coordenador do Núcleo de Povos e Comunidades Tradicionais SAIP/MDS

Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais- PNPCT.

 

Objetivo: Apresentar o andamento dos trabalhos e a proposta para a criação do Programa Nacional de Fundos Rotativos Solidários.

Palestrante: Heliana Kátia Tavares Campos – Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do MDS

Fundos Rotativos Solidários

 

Objetivo: Apresentar o Fórum Permanente de Articulação de Parcerias como instância integradora para alinhar ações sociais com as políticas de desenvolvimento e inclusão social, visando a geração de trabalho e renda.

Palestrante: Heliana Kátia Tavares Campos – Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do MDS

Articulação de Parcerias para construção de uma ampla rede de proteção e promoção social.

 

Objetivo: Apresentar as ações da Secretaria de Articulação Institucional e Parcerias do MDS no estímulo à geração de trabalho e renda.

Palestrante: Heliana Kátia Tavares Campos – Secretária de Articulação Institucional e Parcerias do MDS

Guia de Ações para Geração de Trabalho e Renda constantes do Orçamento Fiscal da União

 

 

Os participantes deverão apresentar alternativas a este modelo, de forma a colocar o direito humano à alimentação como prioridade no desenvolvimento do país. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o agronegócio, os alimentos transgênicos e a transposição do Rio São Francisco são algumas das questões que estarão em pauta.

 

Evento de maior expressão nacional e internacional sobre o tema, a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá duas mil pessoas, de 3 a 6 de julho, em Fortaleza, Ceará. Participarão especialistas, representantes de governos, entidades, conselhos e organizações da sociedade civil. E ainda convidados internacionais dos seguintes países: Itália, Bolívia, Uruguai, Palestina, Índia, Argentina, México, Angola, Peru, Portugal, Nicarágua e Espanha. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =