Rede de Educação Cidadã fortalece a construção da segurança alimentar e nutricional em todo país

A Rede de Educação Cidadã/Talher Nacional, parceira do Consea Nacional no processo de mobilização para a III Conferência, marca presença no evento com a presença de mais de 120 delegados(as) de todo o país e com um stand onde estão expostos produções sobre as experiências de educação popular desenvolvidas em todo o país.

A segurança alimentar e nutricional é um dos temas trabalhados no processo educativo desenvolvido pelos educadores(as) populares com mais de 1.200 entidades, organizações e movimentos sociais de todo o país que integram a Rede. Uma das experiências que brotou deste trabalho é a série de programas de rádio desenvolvida por jovens, cujo tema é “Vamos lá fazer o que será!”, coordenada pelos educadores populares da Rede na Paraíba.

Além de trabalhar o conceito de segurança alimentar, numa linguagem jovem, os programas de rádio esclarecem o que é e qual o papel do Consea e sobre a Lei de Segurança Alimentar e Nutricional. Foram envolvidas na produção do cd, as rádios comunitárias Casa Branca, Independente, Sintonia e Voz Popular, todas da Paraíba.

No Acre, a Rede de Educação Cidadã foi uma das pioneiras a desenvolver um trabalho de controle social da alimentação escolar servida nas escolas da rede municipal de ensino. Após criar uma comissão de educadores populares, com o objetivo de conhecer as condições operacionais do Programa Merenda Escolar, o grupo visitou vinte escolas. Os(as) educadores(as) detectaram estoques desordenados de gêneros alimentícios e produtos com prazo de validade vencido e estragados.

A partir destas visitas, as sugestões foram encaminhadas à prefeitura de Rio Branco-AC e a Secretaria Municipal de Educação passou a fiscalizar mais sistematicamente os trabalhos de distribuição e armazenamento nas escolas, bem como a pensar melhor a maneira de preparar e servir esses alimentos. Também foi incorporada como política de SAN pelos Consea local e estadual o uso de produtos regionais na merenda escolar comprados diretamente da agricultura familiar.

Todas estas experiências estão sistematizadas na publicação “Vamos lá Fazer o que Será”, que será apresentada na oficina "Educação Popular no fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional", que os(as) educadores(as) da Rede de Educação Cidadã farão na sala 26, das 18h30 às 20h30. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =