O bairro da Lapa (Centro do Rio de Janeiro) sedia a 5ª edição do programa Onda Cidadã – Informação, Cultura e Educação. No tradicional reduto musical carioca, associações, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais, grupos artísticos e culturais de 11 estados brasileiros estarão reunidos para debater a sustentabilidade das mídias autônomas.
Adital -O bairro da Lapa (Centro do Rio de Janeiro) sedia a 5ª edição do programa Onda Cidadã – Informação, Cultura e Educação. No tradicional reduto musical carioca, associações, organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais, grupos artísticos e culturais de 11 estados brasileiros estarão reunidos para debater a sustentabilidade das mídias autônomas.
A Adital foi convidada a participar dos debates e, junto a outras 7 entidades, estará presente na discussão de sustentabilidade na área da Internet. Estarão presentes ainda no encontro, representantes da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC); Rádio Favela; Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri; Alto Falante; Rádio J. Sid Publicidade; Rádio Web Circuito Mix; Movimento Enraizados e Rádio Web AfroReggae. As entidades participantes foram escolhidas pelos organizadores em razão da "importância e perenidade de seus trabalhos".
O evento, que vai até quinta-feira, discutirá, além da questão da viabilidade econômica das experiências apresentadas, os aspectos ecológicos, culturais, sociais e políticos das mesmas. Durante os dois dias de programação as cinco mesas que compõem o Fórum sobre sustentabilidade serão realizadas em dois períodos: das 10h às 12h30 e das 14h às 16h30.
Ao final dos debates, os representantes das entidades que compõem as mesas elaborarão um texto de apontamentos com os principais problemas e sugestões de soluções para cada área específica. Haverá também uma Tenda do Audiovisual que abrigará, das 10h às 19h, uma mostra de vídeo, com material produzido pelos movimentos sociais.
Também das 10h às 12h30, na casa de show Circo Voador haverá a oficina de vídeos Imaginação Digital. À noite, será realizado o sarau "Ondas Poéticas" até às 21h, quando serão iniciados os shows musicais. No primeiro dia estarão no placo Afro-samba e Dudu Nobre e, no segundo, o Samba de Côco Raízes de Arcoverde.
O programa Onda Cidadã foi criado em 2003 pelo Itaú Cultural para difundir informações sobre as rádios comunitárias, públicas e universitárias de todo o Brasil. E permitir que os integrantes dessas rádios pudessem sobre as questões comuns. Atualmente, o programa abarca todos os espaços de mídia que movimentos e organizações sociais usam para se expressar.