I Feira Panamazonia de Economia Solidária

A Rede de Educação Cidadã-Acre, juntamente com parceiros locais e Nacionais realizam a I Feira Panamazonia de Economia Solidária em Rio Branco Acre. De 25 a 30 de Setembro de 2007.

I Feira Panamazonia de Economia Solidária é a junção de dois eventos importantes que acontecem, anualmente no Acre. Trata-se da Feira de Produtos da Floresta – FLORA na sua 12ª Edição e a IV Feira Estadual de Economia Solidária. Será realizada no Horto Florestal em Rio Branco- Acre – Brasil, nos dias 26 a 30 de setembro de 2007 e tem como tema “Povos da Amazônia – Alternativas para Economia Solidária e Sustentável”. 

Constitui-se no espaço de integração e divulgação das potencialidades econômicas de todas as formas de uso sustentável, prestação de serviços e cooperação desenvolvidos pelas populações que habitam esta região, expostas em 300 stands. Contarão com espaço para artes plásticas, agricultura familiar, confecção, artesanato e culinária regionais, agroindústria, fitoterápicos, extrativismo, etnias indígenas, ribeirinhos e movelaria. Estarão participando 8 (oito) Estados da Amazônia brasileira e representantes das redes nacionais e produtores de 7 (sete) países vizinhos, sendo eles: Bolívia, Venezuela, Peru, Colômbia, Equador, Chile e Uruguay. 

FLORA – FEIRA DE PRODUTOS DA FLORESTA DO ACRE – A luta contra os desmatamentos e pela preservação do bioma Amazônia tiveram grande impulso com os “Empates de Derrubadas”. Os debates sobre desenvolvimento sustentável evoluíram com a concretização, em 1994, da Feira de Produtos da Floresta do Acre-FLORA. Com edição anual, tinha como principal objetivo constituir-se em um canal de comercialização, divulgação e de intercâmbio entre as populações tradicionais da Amazônia Brasileira bem como de toda espécie de produto florestal que não fosse a madeira de lei. A FLORA transforma-se, então, naquele contexto socioeconômico regional, enquanto uma frente de fortalecimento da construção do modelo de desenvolvimento sustentável. Sob o prisma social, econômico e ambiental, este modelo de desenvolvimento tem seus pilares nas relações solidárias de produção de comercialização. Uma característica muito forte entre todos os povos nativos das diversas micro-regiões do bioma Amazônia. 

Feira de Economia Solidária do Acre – A Economia Solidária é um movimento amplo e profundo, cujas raízes históricas se encontram nas ações e nas lutas de organizações de trabalhadores, de movimentos populares, de grupos engajados nas universidades e nas igrejas em diversas partes do mundo. No Acre, a partir de 2004, foi realizada a I Feira de Economia Solidária do Acre, com objetivo de proporcionar espaço para mobilização, informação e formação dos empreendimentos econômicos solidários rurais e urbanos, das cadeias produtivas e da agricultura familiar existentes no Estado. Em 2007, na sua IV edição, a Feira de Economia Solidária do Acre busca promover e disseminar os princípios e conceitos da economia solidária, a promoção do comércio justo e solidário, a estruturação das cadeias produtivas, fortalecendo o processo de articulação estadual e regional dos empreendimentos. 

I Feira Panamazonia de Economia Solidária transcende as fronteiras brasileiras, tendo como objetivo a promoção da economia solidária como estratégia de desenvolvimento humano sustentável, integrando e interagindo com os diversos povos da Pan Amazônia, valorizando a diversidade cultural, social, ambiental e as formas organizativas nos diferentes países da região, fortalecendo o Comércio Justo e o Consumo Consciente respeitando os homens, mulheres e crianças em suas diferentes realidades, abrindo espaço para articulação de redes e cadeias nacionais e internacionais de economia solidária e da agricultura familiar, fortalecendo assim a organização coletiva em nível local, regional, nacional e internacional.

A I Feira Panamazonia de Economia Solidária, faz parte do Programa de Promoção do Comércio Justo e do Consumo Consciente: Feiras em Rede de Economia Solidária e Agricultura Familiar. Este programa é uma das estratégias para fomentar a economia solidária em todo o território brasileiro que consiste no apoio a realização de Feiras Regionais, Estaduais, Nacionais e Internacionais de Economia Solidária e Agricultura Familiar.

O comitê gestor do programa é formado por: Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE; Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES; e Fundação L’Hermitage – Instituto Marista de Solidariedade – IMS.

OBJETIVOS:

Promover o fortalecimento da Economia Solidária na Amazônia, por meio da integração dos povos e da divulgação dos produtos e serviços sustentáveis com base comunitária, para a promoção do desenvolvimento justo e solidário.
Divulgar produtos e serviços sustentáveis com base comunitária;
Fortalecer a rede de economia solidária entre os povos tradicionais que habitam toda a Amazônia.
Fortalecer e buscar novas alternativas de comercialização de produtos de origem agrícola e florestal não madeireiro produzidos por comunidades de Agricultura Familiar, Extrativistas, Ribeirinhos, Etnias Indígenas, Empreendimentos Econômicos Solidários, do Estado do Acre, da Amazônia Legal, e de países vizinhos.
Estimular a criação de mercados locais justos e solidários para produtos e serviços amazônicos.
Fomentar e divulgar pesquisas e experiências relativas a produtos e serviços amazônicos, importantes para a conservação da biodiversidade amazônica.
Articular a integração de políticas públicas de Economia Solidária dos Estados e Países da Amazônia, promovendo fóruns de discussões com base nos princípios da economia solidária, ao mesmo tempo em que estimula o desenvolvimento de cadeias produtivas e redes de produção sustentável.
Incentivar a valorização cultural, ambiental, histórica e social desenvolvidos por todos os povos da Amazônia. 
 

PROGRAMAÇÃO

25 de setembro (terça-feira)

14:00h – Reunião dos Fóruns de Economia Solidária da Região Norte

Local: Horto Florestal

26 de setembro (quarta-feira)

19:00h – Abertura Oficial da I Feira Panamazônia de Economia Solidária, XII Feira de Produtos da Floresta – Flora e IV Feira de Economia Solidária do Acre

20:00h – Abertura dos estandes para visitação pública

20:15h – Atividades culturais (contação de estórias, teatro, shows artísticos)

22:00h – Encerramento 

27 de setembro (quinta-feira)

08:00 às 16:00h – Seminário: “LATINO-AMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA SOLIDÁRIA”

Local: Auditório da Escola Armando Nogueira

17:00h – Abertura da Feira dos Produtos e Serviços

19:00h – Lançamento do Programa de Economia Solidária do Acre.

20:00h – Atividades culturais (contação de estórias, teatro, shows artísticos)

22:00h – Encerramento 

28 de setembro (sexta-feira)

Debates Temáticos

08:00 às 12:00h – Matriz Energética para a Amazônia

14:00 às 17:00h – Sistema Brasileiro de Comércio Justo

Local: Auditório do CERB – Av. Getulio Vargas – Centro

17:00h  – Abertura da Feira dos Produtos e Serviços

18:00h – Atividades culturais (contação de estórias, teatro, shows artísticos)

19:00h – Lançamento dos Produtos Agroextrativistas Sustentáveis do Acre (encauchados vegetais, bola ecológica, óleo de avestruz e cupulate).

22:00h – Encerramento

29 de setembro (sábado)

Debates Temáticos

08:00 às 12:00h – Desenvolvimento de Cadeias Produtivas

Local: Auditório do CERB – Av. Getulio Vargas – Centro

09:00 às 16:00h – Rodada de Negócios

Local: Horto Florestal

14:00 às 17:00h – Debate Rumo a IV Plenária do FBES

Local: Auditório da Fetacre – Av. Getúlio Vargas – Bosque

15:00 – Oficina de Jardinagem e comercialização de plantas amazônicas

17:00h – Abertura da Feira dos Produtos e Serviços

18:00h – Atividades culturais (contação de estórias, teatro, shows artísticos)

19:00h – Lançamento do Relatório do Programa de Feiras

22:00h – Encerramento 

30 de setembro (domingo)

08:00h às 16:00h – Encontro preparatório para Feira Nacional de Economia Solidária em 2008 (Cidade Solidária)

Local: Auditório da Fetacre – Av. Getúlio Vargas – Bosque

17:00h – Abertura da Feira dos Produtos e Serviços

18:00h – Abertura da Feira dos Produtos e Serviços

19:00h – Apresentação e Leitura da Carta do Acre

22:00h – Encerramento da Feira PANAMAZONIA
 

DIVERSOS EVENTOS

A I Feira Panamazonia de Economia Solidária contará com um conjunto de atividades desenvolvidas para promover a integração entre os diversos segmentos. São eles:

A MOSTRA – está organizada em stands, divididos por instituições e grupamentos de produtos como artesanato, artefatos, confecção, resinas, óleos, plantas medicinais, fibras, alimentos alternativos e regionais, produção agroflorestal, entidades representativas, etc. 
 

O SEMINÁRIO – “LATINOAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ECONOMIA SOLIDÁRIA” – Abre o debate para fortalecer o desenvolvimento sustentável do território Panamazônico, o comércio justo e o consumo consciente, valorizando a diversidade cultural, social, ambiental e as formas organizativas nos diferentes países da região. Proporciona articulação de redes e cadeias nacionais e internacionais de economia solidária, agricultura familiar e de cooperação internacional.
 

RODADA DE NEGÓCIOS SOLIDÁRIOS – Gera oportunidade de negócios para além do evento entre empreendimentos e diversos consumidores, ampliando os canais de comercialização e estimulando a fidelidade do consumo dos produtos da Economia Solidária e Agricultura Familiar.
 

EVENTOS CULTURAIS – A I PANAMAZÔNIA conta com a realização de shows regionais, apresentação de peças teatrais, danças, gincanas e contações de histórias regionais. 
 
 O CONTEXTO DA I FEIRA PANAMAZONIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA – O evento tem como desafio incentivar outros blocos ou fóruns internacionais a partir das fronteiras, no fortalecimento das relações comerciais (MERCOSUL); do intercâmbio e pesquisa e das experiências vividas pelas comunidades. Tem a preocupação fortalecer as redes de economia solidária norteada pelos princípios de desenvolvimento sustentável, mercado justo, consciente e ecologicamente correto. 

ORGANIZAÇÃO – Grupo de Pesquisa e Extensão em Sistemas Agroflorestais do Acre – PESACRE, Governo do Estado do Acre; Prefeitura Municipal de Rio Branco – Coordenadoria Municipal de Trabalho e Economia Solidária – COMTES; Fórum Acreano de Economia Solidária; Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES/MTE; Rede de Educação Cidad㠖 Talher Acre, Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; Fórum Brasileiro de Economia Solidária – FBES; Fundação L’Hermitage – Instituto Marista de Solidariedade – IMS; Delegacia Regional do Trabalho/DRT.

PARCEIROS DO EVENTO – Conselho Nacional dos Seringueiros – CNS; Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Acre – FETACRE; Organização dos Povos Indígenas – OPIN; RIPESS (Rede Intercontinental de Promoção da Economia Social e Solidária) capitulo América Latina; Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA; Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA; Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa – SEBRAE; UNITRABALHO/Universidade Federal do Acre–UFAC. 
 
 Marinaldo Gonçalves de Souza / Comissão de Formação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =