Cerca de 50 mil visitantes de diversas regiões do norte do Brasil são esperados para a 3ª Feira Estadual da Produção da Agricultura Familiar (Fepaf), que começa hoje (18) e segue até o próximo domingo, no ginásio poliesportivo Gerivaldão, no município de Ji-Paraná, Rondônia (região Norte do país). O evento é único da região Norte a tratar da agricultura familiar, atividade que hoje ocupa cerca de 80% dos produtores da região.
Com o tema "Agricultura Familiar na Amazônia: Desafios da Eco-Sustentabilidade", a feira pretende dar visibilidade à produção familiar local, assim como às suas alternativas, forma de organização social e aspectos culturais. A idéia é debater as questões ligadas à agricultura familiar, possibilitando, a médio e longo prazo, a implementação de meios de produção e consumo sustentáveis e solidários.
"O nosso objetivo é fortalecer a permanência do homem e da mulher no campo, principalmente, com sustentabilidade", disse Lázaro Dobri, organizador da Fedap e presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetragro), que, juntamente com organizações sociais da região, coordena o evento.
Durante os quatro dias de evento, 150 expositores, entre produtores, agricultores, artistas e artesãos, estarão expondo seus produtos nos 90 estandes da feira. O espaço será utilizado tanto para a comercialização de produtos quanto para a articulação de negócios entre os produtores.
Serão realizadas também 12 palestras que discutirão temas como Educação no Campo, Aquecimento Global, Cooperativismo e Associativismo, Crédito na Agricultura Familiar, entre outros. A programação do evento vai contar ainda com a realização do 6º Prêmio Acaram de Qualidade em Café, além de apresentações culturais de grupos locais.
As matérias de Economia Solidária são produzidas com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).