Para discutir a realidade dos jovens brasileiros e também o que propõem as políticas públicas do Governo Federal será realizado, no próximo dia 03 de dezembro, de 16h30 às 18h, o último programa de TV Ponto a Ponto de 2007 com o tema as Políticas Públicas para a Juventude e a mobilização social da 1ª Conferência Nacional da Juventude.
O desemprego mostra sua face mais perversa entre os jovens de 16 a 24 anos, cuja taxa de desocupação é quase duas vezes maior do que para a população em geral. Segundo levantamento "Juventude: Diversidades e desafios no mercado de trabalho metropolitano", realizada pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), entre os 3,5 milhões de desempregados existentes no ano de 2004 em Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal, 1,6 milhão estavam nessa faixa etária. Ou seja, 46,4% do total de desempregados nesses centros urbanos é formada por pessoas de 16 a 24 anos.
Para discutir essas e outras questões e também o que propõem as políticas públicas do Governo Federal será realizado, no próximo dia 03 de dezembro, de 16h30 às 18h, o último programa de TV Ponto a Ponto de 2007 com o tema as Políticas Públicas para a Juventude e a mobilização social da 1ª Conferência Nacional da Juventude. Fruto de uma parceria entre a Rede de Educação Cidadã e o BB Fome Zero, o programa já tem como debatedores o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o especialista em juventude, Lourival Rodrigues, membro da coordenação da Casa da Juventude em Goiânia e outros debatedores.
O Governo Federal unificou os programas Agente Jovem, ProJovem, Saberes da Terra, Consórcio de Juventude, Juventude Cidadã e Escola Fábrica em um único programa que se denominará ProJovem e irá triplicar o número de jovens atendidos. O programa, lançado dia 5 de outubro deste ano, será dividido em ProJovem Urbano, Campo, Trabalhador e Adolescente. O novo programa pretende atender, até 2010, quatro milhões de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social com o objetivo da reintegração ao processo educacional, capacitação profissional e o à ações de cidadania, cultura e lazer.
Quem coordena todo esse processo, à luz do que define o Conselho Nacional da Juventude, do qual participam entidades representativas de organizações jovens, é a Secretaria Nacional de Juventude. Para avaliar e propor novas políticas públicas, à luz da realidade e dos desafios colocados pelos jovens brasileiros, está em curso o processo preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Juventude, um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade.
A primeira edição foi lançada em setembro deste ano e tem como tema “Levante sua Bandeira”, ela irá debater três grandes temas: Juventude: Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional”, “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude” e “Desafios e Prioridades para as Políticas Públicas de Juventude”. O objetivo é promover o direito à participação, fortalecer uma rede social para fortalecer as políticas de juventude, indicar ao poder público as prioridades de ações e programas relacionadas ao tema e contribuir para mudar o patamar de compreensão da sociedade sobre este segmento.
O processo terá etapas preparatórias, municipais e estaduais, culminando no momento nacional, que acontecerá em abril de 2008. A conferência vai inovar em participação com a realização de pré-conferências em instituições de ensino e conferências livres, que poderão ser organizadas por qualquer órgão de poder público ou organização da sociedade civil. As pessoas também poderão participar por meio de um ambiente virtual que estimulará debates sobre as diversas bandeiras da juventude.
Mais informações: http://www.conferenciadejuventude.com.br/
Informações sobre como organizar o grupo e como participar do Ponto a Ponto em seu estado: 61 – 3411 3899, com Bruno Manhago e Willian Bonfim