Agendado para os dias 15, 16 e 17 de Fevereiro, aconteceu o planejamento da Rede de Educação Cidadã (RECID) no Paraná. O encontro realizou-se no salão do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – CEFFURIA – entidade âncora no Estado do Paraná.
Essa atividade marca a retomada do convênio apenas, já que as principais atividades, foram mantidas durante o intervalo do convênio. Estamos inaugurando, em todo o Brasil, um novo momento na caminhada da RECID. Agora, o convenio que anteriormente foi feito com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) foi firmado com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, (SEDH) e, pós-construção do Projeto Político Pedagógico (PPP), da RECIC somos desafiados a, a partir de planejamentos participativos, avançar na mobilização social.
O planejamento foi feito a partir de criterioso levantamento da realidade. As Educadoras (es) levantaram previamente as prioridades temáticas, geográficas e os seguimentos sociais a serem trabalhados neste período. O talher nacional, através do coordenador do Estado, João Santiago, elaborou e apresentou planilha de todas as rubricas, com a quantidade e os valores previstos para o Estado. Com clareza nas informações, todo o coletivo sabendo das possibilidades e dos desafios a enfrentar, ousamos sonhar juntos.
Oficinas:
Trabalharemos no sentido de fortalecer com as 90 (noventa) oficinas, as ações já em curso: a) a formação sistemática de lideranças e participantes dos núcleos da Economia Solidária, na Escola Social do Trabalho, a Escolinha; b) o conselho gestor das padarias comunitárias, com o tema comunicação popular; c) potencializar a organização das padarias comunitárias e dos clubes de trocas, com o tema, Educação Popular e a troca de experiências; d) no campo da juventude fortalecer o projeto Rede da Vida, que desenvolve ações através de oficinas de Educação Popular, com jovens e adolescentes de colégios públicos; e) com as Redes de Economia Solidária, na grande região de Guarapuava, envolvendo 13 municípios, como tema, Educação Popular e Economia Solidária; f) com um trabalho especifico de formação de base com clubes de trocas de 08 (oito) municípios da grande Região Metropolitana de Curitiba; g) com o grupo de animadores, numa formação intermediária de lideranças e coordenadores de grupos, com o tema, Educação Popular e organização de grupos; h) com os grupos parceiros de Economia Solidária de três bairros de Curitiba. Cidade Industrial de Curitiba (CIC), sítio cercado e Cajuru; i) com os grupos de carrinheiros, catadores de material reciclável de Curitiba; j) com as assembléias populares e o círculo de cultura Paulo Freire da grande Curitiba; l) com as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs- Pr), com o tema, Educação Popular e Mobilização.
Encontros microrregionais:
Faremos com os 05 (cinco) microrregionais, um olhar mais abrangente, sobre as ações locais, nucleares. No intuito de ampliar a visão de mundo e olhar sobre o todo. Assim, faremos um encontro no município de Antonina, com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra e comunidade local; outro com os clubes de trocas, as padarias comunitárias e lideranças no município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba; faremos uma oficina de metodologia com as lideranças e coordenadores dos grupos; outro encontro microrregional será com as comunidades tradicionais da região do Vale do Ribeira; o quinto microrregional acontecerá com as redes de agoecologia e Economia Solidária da região de Guarapuava, na cidade de Irati.
Encontro estadual:
Faremos do encontro estadual, proposto para os dias 11, 12, 13, 14 de Julho, um momento especial de troca de experiências e saberes. Será um momento de juntos, olharmos o caminho percorrido. As conquista, os avanços as dificuldades. Escolinha, carrinheiros, clubes de trocas, MST, Comunidades Quilombolas, CEBs, Jovens, As. De Moradores, Lideranças dos Movimentos Sociais, padarias, agentes de Economia Solidária, todos, a partir do olhar coletivo sobre a realidade, olharemos para frente e nos faremos novos desafios.
As datas destas atividades ainda não foram definidas. Isso deve acontecer nos dias 01, 02, 03 e 04 de Março, onde este planejamento será apresentado para juntamente com a agenda do CEFURIA, formar um planejamento conjunto. Já que o CEFURIA é engajado com a Educação Popular e é a grande referencia metodológica das atividades.
Brasília, 20 de Fevereiro de 2008.
João Santiago, Poeta e Militante.