Caixa ODM chega a comunidades de baixo poder aquisitivo

Comunidades tradicionais são beneficiadas com Caixa ODMFoi preciso investimento estratégico para que a comunidade quilombola Invernada dos Negros, em Campos Novos (SC), não ficasse no esquecimento.

 

crianca_indigena.jpgDe acordo com estudos antropológicos, cerca de mil famílias que moram no local são descendentes de escravos libertos do século XIX. Porém, há quase dois anos essa realidade de esquecimento ficou para trás. 

A comunidade Invernada dos Negros é uma das beneficiadas com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Parceiro estratégico, o Programa Caixa ODM realizou, em novembro de 2007, a entrega de 66 casas e uma horta comunitária para as famílias da comunidade quilombola. Além disso, proporcionou outros benefícios como inclusão bancaria e digital, emissão de documentos, saneamento, seleção de adolescente aprendiz e parcerias no Luz para Todos.

Esse é só um exemplo do trabalho que a Caixa Econômica Federal (Caixa) realiza. O Programa Caixa ODM teve origem em 2006 e, no balanço da primeira edição, lançada em agosto do ano passado, os resultados foram positivos.

Os 85 projetos selecionados em âmbito nacional tiveram investimentos na cifra de R$ 80 milhões. Destes, cerca de R$ 880 mil oriundos do programa Caixa ODM. Além disso, a Caixa mobilizou 1037 empregados voluntários, buscou parcerias e investimentos, fatores que transcendem o apoio financeiro. Com isso, mais de 17 mil famílias e 82 mil pessoas foram beneficiadas, promovendo, dessa forma, desenvolvimento sustentável e autonomia nas comunidades.

Equipe FZ

“É a idéia de sustentabilidade que faz a comunidade avançar e crescer ainda mais”, destaca HallA dificuldade encontrada inicialmente nos locais selecionados, segundo o gerente nacional de Responsabilidade Social da Caixa, Álvaro Augusto Hall, é a falta de documentos de identificação. “A primeira necessidade dessas pessoas é a documentação. Sem documento não se pode ter acesso ao Bolsa Família ou a qualquer outro programa social do governo”, ressalta Hall, ao informar que foram feitas na primeira edição do Programa a emissão de 3.661 documentos de identificação – Registro Geral (RG); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), etc.

“Atualmente nós temos uma proposta de ter mudanças e agregar a família com ações da Caixa, parceiros e voluntários. A comunidade ajuda o vizinho e por aí vai. É a idéia de sustentabilidade que faz a comunidade avançar a crescer ainda mais”, destaca Hall.

As parcerias no Programa Caixa ODM são variadas: de órgãos públicos federais, estaduais e municipais até a iniciativa privada e sociedade civil organizada. Somente na primeira edição, houve a participação de aproximadamente 400 instituições parceiras em todo o país. “Nós temos a expectativa de que o volume de famílias beneficiadas aumente a cada edição do programa e que cada vez mais as pessoas possam colaborar com o desenvolvimento dessas comunidades”, finaliza o gerente.

A segunda edição do programa Caixa ODM, iniciada em setembro de 2007, também acolheu 85 projetos em âmbito nacional. O Programa Caixa ODM não coincide com o calendário civil. Dessa maneira, a divulgação dos resultados da segunda edição está prevista para agosto desde ano, no Seminário Caixa e Banco do Brasil – Nós Podemos, realizado durante a Semana Nacional de Mobilização Social.

Bárbara Lobato (61) 3433 1056
Equipe Fome Zero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 8 =