Rede no DF conclui planejamento das atividades

No domingo, 9 de março, um grupo de 12 pessoas representando o Movimento dos Trabalhadores Desempregados, o Movimento dos Sem Terra, o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, o Movimento Hip Hop, o Instituto Vida e Juventude, a Pastoral da Juventude, a Pastoral da Criança e a Cáritas Paroquial se reuniu na sede do Vida e Juventude para concluir a etapa do planejamento das oficinas e encontros microrregionais no Distrito Federal.

Um roda de conversa, usada na metodologia, permitiu fazer o levantamento dos temas e montar um programa para as 54 oficinas pedagógicas destinadas o Distrito Federal pelo convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Ao todo, as oficinas vão trabalhar 14 grandes temas, entre os quais: a) organização popular, educação popular na perspectiva freireana, direitos humanos e sociais, juventude, violência, gênero, sexualidade e afetivivdade, formas de organização solidária e geração de renda, resgate da cultura popular, como funcionam a sociedade e o Estado.

O grupo de educadores(as) também definiu quais processos serão fortalecidos com os recursos dos encontros microrregionais. Entre eles a continuidade do processo, iniciado em etapas anteriores, de fortalecimento da articulação da Rede de Grupos de Hip Hop do DF, cuja organização está se dando a partir da Rede. Também definiu-se fazer um aprofundamento sobre Direitos e sobre Metodologia de Educação Popular, com troca de experiências entre os(as) educadores(as).

Para acompanhar todo o trabalho, foi composta uma Coordenação Distrital com representação de 1 pessoa indicada pelos movimentos sociais e 1 pelas pastorais sociais, que integrarão a equipe junto aos três educadores contratados e ao representante da entidade âncora local, o Instituto Vida e Juventude.

Por Willian Bonfim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 1 =