O dia 22 de março é conhecido internacionalmente como o Dia Mundial da Água. Este ano a data tem como tema o saneamento básico. Hoje, pouco mais da metade (54%) dos domicílios brasileiros conta com a coleta de esgotos.
Para abordar o assunto sob o "guarda-chuva" dos recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA), As regiões hidrográficas com maiores coberturas – Paraná e Atlântico Sudeste – não alcançam o índice de 70%; no outro extremo, a região do Parnaíba conta com 4% de coleta de esgoto.
Os esgotos domésticos estão na lista dos principais problemas observados em todas as regiões hidrográficas do País, comprometendo a qualidade das águas brasileiras. Esta constatação está no volume 1 do Caderno de Recursos Hídricos da ANA – Panorama da Qualidade das Águas Superficiais do Brasil. Segundo a publicação, os piores Índices de Qualidade de Água (IQA) estão nas regiões abaixo:
Região Hidrográfica do São Francisco – Verifica-se que, além do rio das Velhas, os rios Verde Grande, Verde Pequeno e Gorutuba têm a carga orgânica lançada superior à carga assimilável;
Região Hidrográfica do Paraná – Além do rio Tietê, os rios Piracicaba, Iguaçu e Meia Ponte têm problemas de assimilação de cargas orgânicas.
A data – O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, atendendo às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento – a chamada Eco92. Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março e buscam refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.
Dia Mundial da Água: estados nordestinos celebram data
Programas de construção de cisternas são renovados
Para saber mais, acesse www.ana.gov.br/aguasdemarco.
Informações
Assessoria de Comunicação – ANA
(61) 2109-5129 / 5103
[email protected]