Milhares de estudantes de escolas públicas e suas famílias – a maioria delas da zona rural – de 750 municípios brasileiros localizados nas cinco regiões do País, serão beneficiados nesta nova etapa do Projeto Minibibliotecas da Embrapa.
Milhares de estudantes de escolas públicas e suas famílias – a maioria delas da zona rural – de 750 municípios brasileiros localizados nas cinco regiões do País, serão beneficiados nesta nova etapa do Projeto Minibibliotecas da Embrapa. Na sexta-feira passada, dia 20 de junho, às 15h30, a Embrapa Informação Tecnológica e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), parceiro no Projeto, realizaram a cerimônia de entrega das minibibliotecas aos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads) e aos Centros Familiares de Formação por Alternância (Escolas Famílias Agrícolas, Casas Familiares Rurais e Escolas Comunitárias). O evento foi realizado no Centro de Convenções Israel Pinheiro (QL 32, Conjunto A, Lago Sul, ao lado da Ermida Dom Bosco). Participaram da cerimônia o diretor-presidente da Embrapa, Silvio Crestana, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano, o gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica, Fernando do Amaral Pereira, além de pesquisadores e representantes de ministérios, fundações e outras instituições públicas. Também estarão presentes cerca de 80 representantes dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads), responsáveis pelas indicações das escolas beneficiadas. Nesta fase do Projeto, o investimento foi de mais de R$ 1 milhão, resultado de um convênio firmado com o MDS, em 2007. Cada escola receberá um kit composto por 108 diferentes títulos de publicações, entre cartilhas, CDs e DVDs. A coleção, elaborada com o apoio de outras unidades da Embrapa e de organizações estaduais de pesquisa agropecuária, trata de temas como preservação ambiental, educação e cidadania, cultivo de hortas e quintais, criação de animais, cuidados com o solo e a água, e, até mesmo, sobre como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos. No total, serão distribuídos 220.500 exemplares.
Parcerias – O projeto Minibibliotecas da Embrapa foi criado em 2003, no âmbito das ações do Fome Zero. Inicialmente, foram implantadas minibibliotecas em escolas públicas, localizadas em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de oito estados do Semi-Árido brasileiro. Em 2006, por meio de convênios firmados com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Banco do Brasil (FBB), o Projeto chegou às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Ao final de 2008, 1.279 municípios terão recebido as Minibibliotecas da Embrapa. Informações
|
|