Estudantes de escolas públicas e particulares participaram do evento promovido pela Rede Metodista que culminou com Passeata pelos Direitos das Crianças em Porto Alegre/ RS.
<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } —
Promovido pela Rede Metodista de Educação do Sul desde 1992 para comemorar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o "Congresso Infantil: Criança Vida" tem por objetivo incentivar a reflexão entre alunos de 1ª a 4ª série sobre os problemas da sociedade. Ao longo desses anos, assuntos como preconceito e discriminação racial, inclusão social, paz, trabalho infantil, fome, saúde e família permearam os encontros e as discussões entre os pequenos estudantes.– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>
Com o tema "Colcha de Retalhos – Costurando Afetos", a 17ª edição do encontro proporcionou interação entre alunos dos Colégios da Rede Metodista e de escolas públicas de Porto Alegre. Além do Americano, participaram do encontro os Colégios Metodistas Centenário e União, as escolas estaduais Roque Callage e Rio Branco, a Escola Infantil Espaço Criança, e a Sociedade Metodista de Apoio à Infância (SOMAI).
Para simbolizar os objetivos da campanha, as crianças das séries iniciais do Americano foram convidadas a fazer, junto com seus familiares, pinturas, bordados e outros enfeites em retalhos de tamanhos diferenciados. As criações deram origem a diversas colchas que serão doadas para instituições assistenciais.
De acordo com a supervisora pedagógica da educação infantil e séries iniciais do Colégio Americano, Débora Heineck, o encontro permite aos alunos a percepção de diferentes questões sociais. "É uma oportunidade para as crianças desenvolverem uma visão política sobre os mais variados temas", salienta.
A programação do primeiro dia (09/07) contou com apresentação teatral, contos de histórias, oficinas de capoeira, de dança, de informática e produção de brinquedos com material reciclável, entre outras atividades.
A professora da 4ª série do Centenário, Cleuza Bonaldo, comenta que o Congresso é importante para despertar os pequenos para ações pensadas sobre bondade e fraternidade. "Esse trabalho de reflexão com as crianças faz com que plantemos uma sementinha, na qual nascerá uma árvore com frutos, como sabedoria e benevolência, ou seja, adultos conscientes de seu papel na sociedade", conclui.
Contato para imprensa com Vanessa Mello (MTB 11069)
Telefone: (51) 33161135