Com o objetivo de realizar um levantamento da agrobiodiversidade nas experiências de agricultura urbana e aprofundar o debate sobre sua contribuição para uma alimentação saudável, no dia 17 de outubro foi realizado o encontro Cultivando a Agrobiodiversidade Urbana, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).
Participaram grupos comunitários e organizações da região metropolitana de Belo Horizonte, entre elas a Rede de Educação Cidadã, núcleo de Minas Gerais. Foram realizadas oficinas de troca de experiências com temas sobre a conservação e a produção de sementes, germinação de sementes e valor nutricional e medicinal das plantas rústicas que nascem nas hortas.
O evento foi realizado na Semana Mundial da Alimentação e teve, também, como objetivo, reforçar as proposições debatidas no VI Encontro Nacional do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN) e fortalecer o Fórum Mineiro. Neste sentido, procurou fundamentar-se na necessidade de transformação do atual modelo de produção e consumo de alimentos, que os trata como mercadoria e não como direito humano. Busca fortalecer, assim, práticas que possibilitam a produção, comercialização e acesso a uma alimentação de qualidade e que também estimulam a integração social nas áreas urbanas e o debate sobre o uso da terra e a sua função social.
Participaram da organização do encontro, além da RECID-MG, Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (REDE), participantes do Curso de Formação em Agricultura Urbana, Brigadas Populares, Cáritas MG, Conselho Regional de Nutrição (CRN), Instituto Kairós, Marcha Mundial de Mulheres e Sind-UTE/MG, com o apoio do Centro de Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (SEARA/ITER-MG).
Por Suzana Coutinho, com informações do FBSSAN