A Rede de Educação Cidadã na CONAE 2010

Ciranda  da Recid durante atividade da CONAELeia relato da Educadora Popular Eliane Garim sobre a participação da Rede de Educação Cidadã na Conferência Nacional de Educação, realizada em Brasília de 28 de março a 1º de abril.

 

“Não existe educação neutra,

toda neutralidade afirmada

é uma opção escondida”

 Paulo Freire

 

A RECID participou da CONAE – Conferência Nacional de Educação – com 47 integrantes, destes, 27 eram delegados/as dos estados, além da equipe nacional, observadores e acompanhantes dos estados.

Contamos com um estande que concentrava os/as educadores, e onde fizemos algumas reuniões de organização e planejamento das ações de articulação com segmentos parceiros que compreendem a importância da Educação Popular ser uma Política de Estado e colaboraram com o apoio á nossa temática.

Tivemos também uma mesa de interesse com a colaboração da professora da UFPEL, Conceição Paludo e do Coordenador do CEAAL – Conselho de Educação de Jovens e Adultos da América Latina- Pedro Pontual falando sobre a importância da Educação Popular como Política Pública de Estado e a viabilidade da mesma na prática. Para isso assistimos a um vídeo sobre a experiência da cidade de São Miguel do Oeste em Santa Catarina, onde o Secretário de Educação – Juarez da Silva foi educador Popular da  RECID, e hoje desenvolve no município, ações de Educação Popular na Secretaria Municipal de Educação.

Pedro Pontual também destacou sua experiência no município de Embu das Artes em São Paulo, onde desenvolve a Educação Popular crítica e Freireana para a transformação social. Além de destacar as ações de Paulo Freire em são Paulo, no governo de Erundina e ações do município de Santo André na gestão do Prefeito Celso Daniel.

Estes vários relatos, destacam a viabilidade de aplicação da  E.P como Política de Estado, como sugere a RECID na proposta destacada no eixo de número1 , além de ter outros destaques de outros segmentos que também discutiam e defendiam a Educação Popular no eixo de número 6 apoiadas pela RECID, bem como a Educação no Campo e Educação Indígena e que foram aprovadas na CONAE na manhã do dia 31/03/2010 durante a plenária de eixos. Uma data a ser lembrada e celebrada pelo conjunto de educadores/as populares que contribuíram para o processo de mudança dos paradigmas da educação brasileira, ainda de forma muito sutil, porém significativa para o desenvolvimento da Educação Popular.

Lembramos que este é recém o começo de uma grande luta a ser travada ainda com o Estado, pois é necessário que a proposta se torne lei e para isso, demanda ainda mais trabalho e articulação com todos/as os/as que até aqui contribuíram direta ou indiretamente com o processo de debate e articulação com as comunidades, movimentos sociais e demais parceiros.

Mas é com luta e com garra que chegamos até aqui, agora, com a mesma energia seguiremos em frente, na busca desta conquista histórica para os movimentos sociais e para a dívida educacional do estado para com as populações excluídas do Brasil.

Agradecemos á todos e todas que contribuíram no processo, viajando, articulando, pensando, organizando, montando a estrutura, cuidando, apoiando, tomando conta de nossas casas e de nossos/as filhos/as para que pudéssemos estar lá, maridos, esposas, secretárias/os do lar, parentes e amigos/as que neste momento em que ficamos 4 dias discutindo uma página da história do país, nos deram todo apoio  e compreensão.

 O nosso muito obrigado àquelas/es que atuaram atrás dos bastidores, mas de forma tão importante quanto quem lá esteve.

Obrigada e boa luta!!!!!

 

Eliane Garim – Educadora Popular da RECID – RS

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