
Reunião CN 15/09/2011
Dia 15 de setembro de 2011 a Comissão Nacional esteve reunida no Centro de Formação Vicente Canhas (CIMI) em Luziânia/Goiás; para trocas de experiências, partilhas de suas regiões e planejamentos.
Estiveram presentes Paulo Matoso do Mato Grosso do Sul, Calimério do Distrito Federal, Luana de São Paulo, Francy do Amazonas, Sandra de Santa Cataria, Faustino de Roraima, Dorival da Paraíba e Luzia do Paraná, Carmelita do Tocantis para um dia de reunião na Imprensa Nacional para concluir a síntese de avaliação da organicidade da Rede Educação Cidadã. O encontro durou o dia todo, aprofundamos nos debates políticos da rede, focamos no planejamento operacional da Comissão e nos preparamos para a Segunda Reunião Ampliada de 16 á 18 de setembro de 2011.
Foram repassados os informes das equipes de Comunicação/Pedagógica, Articulação Política e Gestão Compartilhada. A equipe de Comunicação que esteve reunida na sexta-feira, dia 9 de setembro na Imprensa Nacional relatou os pré-encaminhamentos sobre a política editorial do site, sobre o 5o boletim informativo da rede, a ideia de um boletim online semanal e ações para movimentar as discussões no Fórum. Iremos nos aprofundar até o final do ano no debate sobre a Reforma Política e animar os estudos e diálogos sobre este tema.
A equipe de Articulação Política compartilhou um pouco sobre a articulação com a Via Campesina e o apoio ao acampamento que ocorreu em agosto. Deste debate financeiro já entramos em discussões sobre a necessidade de maior participação da rede na construção destes espaços formativos e de luta, não apenas financeiramente.
Houve também um contato da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Agricultura) que apresentou à Recid o projeto da Escola Nacional de Formação, com objetivo de formação de educadores populares. Nos dias 26 à 30 de setembro, a Rede foi convidade a participar do 3 ENAFOR (Encontro Nacional de Formação) e como contrapartida também haverá a participação da Contag no Seminário com os Movimentos Sociais. Este que já está bem encaminhado, data confirmada,20 e 21 de outubro e local pré-agendado (CIMI). Até agora como facilitadores temos Pedro Pontual e José Moroni confirmados.
Os informes da equipe de Gestão foram os que mais causaram debates, dúvidas e entendimentos dos processos. Demonstrando o interesse em aprofundar a gestão compartilhada e contribuir com a entidade âncora nacional, com as questões do convênio e do Sincov que vem surgindo. Os processos de gestão não podem ocorrer com surpresas para os gestores; e as informações trazidas pela Comissão Nacional devem ser as mesmas repassadas pelo Camp.
As partilhas da Macro Regiões como sempre é um momento longo, cada representante quer compartilhar e relatar os aprendizados e problemáticas desta caminhada política e organizacional em Rede Nacional. Alguns estados são sempre citados, mas compreende-se que o discenso é fundamental na organização em rede, se não há vozes críticas o processo de avanço na caminhada não acontece.
A equipe que contribuiu na construção da segunda reunião ampliada compartilhou o processo de metodologia, programação da reunião e as assessorias. Partiremos da síntese construída sob a avaliação da organicidade de mais da metade dos Estados. E teremos a contribuição da Eliane Martins, militante do MTD e que fez parte da primeira equipe do TN e o especialista em organizações em redes solidárias, Euclides Mance.
Por fim as agendas foram socializadas e a Comissão se dividiu para participar e contribuir nas Reuniões e Encontros Macros. Para a próxima encontro da CN, indicativo de ser em novembro, iremos experimentar a realização de grupos de estudos no primeiro momento do dia. Haverá o compartilhamento de textos para a realização de debates que contribuam com a nossa formação e com a caminhada.
No horário do jantar os companheiros, as pessoas de referências dos estados foram aparecendo para a 2o Reunião Ampliada E a comissão ficou na ornamentação e arrumação do espaço para estes próximos dias de diálogos, formação e construção que estão por vir..