
Ciranda da educacao poular Recid MT.
O documento que segue trata-se de uma “pesquisa participante” realizada durante uma Oficina ou Ciranda de Educação Popular na Metodologia Freireana, cuja temática abordada foi Relações Raciais na Sociedade Brasileira.
A origem da pesquisa participante está diretamente vinculada aos movimentos sociais, como uma alternativa metodológica utilizada na busca pelo conhecimento social, pois possibilita uma maior aproximação entre o pesquisador e o objeto de sua pesquisa. As análises das falas das educadoras presentes demonstram que a educação popular pode contribuir na luta pela desconstrução do preconceito racial e exclusões existentes em nossa sociedade.
Janaína Lúcia Rodrigues, autora do texto, realizou a pesquisa para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como requisito para obtenção do titulo de Especialista em Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira, ofertado pelo NEPRE – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Raciais e Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Boa leitura!
Por Gloria Antonia M. Ticona IDP
Educadora Recid MT.