
As famílias ocuparam o imóvel em novembro do último ano – FLM
Fonte: Radioagência NP
Autora: Vivian Fernandes No centro da cidade São Paulo (SP), 230 famílias foram despejadas na manhã desta quinta-feira (2) de um prédio no cruzamento das avenidas Ipiranga com São João. A reintegração de posse foi cumprida pela Polícia Militar. Segundo o coordenador da Frente de Luta por Moradia, Osmar Borges, as famílias saíram pacificamente do imóvel e estão montando um acampamento nas ruas do entorno.
“Como a Prefeitura não compareceu, obedecendo a uma medida judicial, então o que restou às famílias foi a montagem dos barracos na rua”.
Os sem-teto denunciam que a Prefeitura de São Paulo somente realizou um cadastro dos moradores, mas não apresentou nenhum projeto habitacional. A Frente de Luta pretende entrar com uma ação civil pública contra a Prefeitura.
Borges também critica os projetos dos governos estadual e municipal que visam retirar as famílias de baixa renda do centro da cidade.
“Os movimentos sociais enquanto defendem a bandeira da luta pelo direito de morar no centro, por políticas públicas; há um movimento do governo com os especuladores, com as empresas e associações imobiliárias, etc., para poder transformar aquilo ali em um centro de oportunidades. Produzir habitação para o mercado e não para os trabalhadores de baixa renda”.
O prédio que pertence a Afim Brasil Eventos está abandonado há mais de cinco anos, no local funcionava um bingo. As famílias ocuparam o imóvel em novembro do último ano, após serem despejadas de outro prédio na Avenida São João. Segundo os sem-teto, a ocupação tinha o objetivo de pressionar o governo para que resolva o problema de moradia da capital.
Outra reintegração de posse está marcada para o dia 9 deste mês em um prédio da Rua Conselheiro Nébias, também na região central.