Sandra Sangaletti

CONSEA – Posse novos conselheiros

Sandra Sangaletti

Plenária CONSEA

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) realizou nos dias 03 e 04 de abril a primeira reunião plenária de 2012, com diversas atividades, entre elas a apresentação dos novos conselheiros e do processo de transição de mandato para o biênio 2012/2013.

No dia 03 foi feito um histórico da segurança alimentar e nutricional no Brasil e análise das deliberações da 4ª Conferência Nacional. A apresentação foi do conselheiro e presidente do órgão nos biênios 2008/2009 e 2010/2011, Renato S. Maluf.

Em seguida, as conselheiras Elisabetta Recine e Marília Leão falaram sobre natureza e atribuições do CONSEA, o Sistema e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e representante da Câmara Interministerial (Caisan), Maya Takagi, apresentou o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Houve um momento para debate e esclarecimentos. Em seguida, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) apresentou a pesquisa “O Consea na visão dos seus conselheiros”.

Os trabalhos da manhã ainda tiveram a apresentação da estrutura e funcionamento do conselho, feita pelo conselheiro José de Ribamar, e avaliação da gestão, que seria apresentada pela conselheira Maria Emília Pacheco.

Na quarta-feira, com a presença da ministra Tereza Campello,do Ministério do Desenvolvimento Social e combate a Fome, do Ministro Pepe Vargas do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho foi feita uma rodada de apresentação dos integrantes do conselho entre eles Paulo Matoso e Sandra Sangaletti indicados pela Rede de Educação Cidadã , e, a escolha do nome que seria indicado para exercer a presidência do conselho no biênio 2012/2013.

Os integrantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) decidiram indicar o nome da conselheira Maria Emília Pacheco para presidir o órgão no biênio 2012/2013. A escolha do nome ocorreu por aclamação e diversos representantes de entidades sociais e de governo fizeram uso da palavra para manifestar apoio. A indicação oficialmente foi apresentada pelo Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN), mas praticamente todas as entidades da sociedade civil com assento no conselho manifestaram apoio ao nome.

Na reunião, com a presença de conselheiros titulares e suplentes, de governo e da sociedade civil, além de observadores, não houve registro de nenhum outro nome nem foi feita qualquer manifestação contrária ao nome indicado.

Entre as dezenas de apoio registradas estão a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), Confederação Nacional dos Agricultores da Agricultura (Contag), Via Campesina, Ação da Cidadania, Rede de Informação e Ação Pelo Direito a se Alimentar (Fian Brasil), Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Articulação dos Povos Indígenas, Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Terreiro, Movimento de Mulheres Camponesas, Rede de Educação Cidadã, e  outros.

 

Fonte: Ascom/Consea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 2 =