Educadores Populares do NE participam de Oficina de Comunicação em Fortaleza-CE

Neste fim-de-semana, 12 e 13 de novembro, um grupo de 20 educadores populares de todos os estados do Nordeste se encontra em Fortaleza em uma Oficina de Comunicação promovida pela Rede de Educação Cidadã com o apoio do Talher-CE. 

    Além de discutir questões teóricas sobre a comunicação, o foco do encontro será dado à questão prática, capacitando o grupo para o trabalho com rádios comunitárias, produção de notícias e de programas e utilização da página virtual da Rede de Educação Cidadã.

    A professora de comunicação da Universidade de Fortaleza (Unifor), Kátia Azevedo, aprofundará, com os participantes, o conceito de comunicação e suas diferentes visões; o processo de comunicação; e a comunicação como elemento estratégico para a mobilização social e educação cidadã.

    O representante do Movimento Cearense pela Democratização da Comunicação, Sérgio Lira, capacitará o grupo sobre o processo de organização de uma rádio comunitária e a produção de programas. O grupo também visitará a Rádio Comunidade Dias Mâcedo, na região metropolitana de Fortaleza, para conhecer de perto as dificuldades e alegrias enfrentadas por quem assume o desafio de montar uma rádio comunitária no país.

    O objetivo desta oficina é constituir uma rede de comunicadores populares da Rede de Educação Cidadã, capacitados para alimentar os canais de comunicação com informações das experiências locais, para estimular e animar o trabalho da própria rede e divulgá-la para órgãos de governo, sociedade civil e imprensa e também para que sejam capazes de propor iniciativas de comunicação com as famílias nucleadas.

    A Rede de Educação Cidadã: é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares que assumem solidariamente a missão de realizar processos sistemáticos de sensibilização, mobilização e educação cidadã junto à população brasileira, promovendo a participação ativa e consciente na formulação e controle social nas políticas estruturantes de segurança alimentar e nutricional, incentivadas pelo Fome Zero, na superação da miséria, afirmando um projeto popular, democrático e soberano de nação.

SERVIÇO:
O quê: Oficina de Comunicação para Educadores Populares
Quando: 12 e 13 de novembro de 2005
Onde: Hotel Amuarama – Av. Deputado Osvaldo Studart, nº 888, Bairro de Fátima.
Contatos: James Fiúza – Fone: 85 – 3219.9788/4411 – ramal 209 /9153.8853

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 1 =