Finep financia implantação de centros de inclusão digital na zona rural

O Ministério de Ciência e Tecnologia vai lançar, até o final de agosto, um edital para a implantação de 500 centros de inclusão digital na zona rural brasileira. Segundo o secretário de Inclusão Social do ministério, Joe Vale, será feito um investimento de R$ 25 milhões no projeto, e os moradores do campo poderão usufruir dos centros a partir de outubro.

O Ministério de Ciência e Tecnologia vai lançar, até o final de agosto, um edital para a implantação de 500 centros de inclusão digital na zona rural brasileira. Segundo o secretário de Inclusão Social do ministério, Joe Vale, será feito um investimento de R$ 25 milhões no projeto, e os moradores do campo poderão usufruir dos centros a partir de outubro. Os recursos pagos às empresas vencedoras do concurso público para implantação telecentros serão repassados por meio da Finep, e o primeiro convênio de instalação das unidades de inclusão digital no campo será feito em um ano.

De acordo com Vale, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste serão as primeiras a receber os centros, por serem as que mais precisam. Cada telecentro terá 12 computadores e capacidade para trabalhar com 300 a 400 pessoas por mês. “A idéia é possibilitar que as comunidades de baixa renda e que vivem mais isoladas sejam incluídas na sociedade da informação", afirmou.

O secretário ainda ressaltou que o jovem do campo está ficando cada vez mais distante das oportunidades e indo para as cidades, pois não tem atrativos para ele na zona rural, o que torna o projeto a ser lançado ainda mais importante.

Os recursos pagos às empresas vencedoras do concurso público para implantação dos centros serão repassados por meio da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O primeiro convênio de instalação das unidades de inclusão digital no campo será feito para o prazo de um ano.

Fonte: Agência Brasil (www.agenciabrasil.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 5 =