Filme de Padilha alimenta campanha por aprovação de PEC

O lançamento do filme "Garapa", do premiado cineasta José Padilha, marca a divulgação da Campanha "Alimentação: direito de todos", lançada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que quer incluir a alimentação entre os direitos sociais previstos na Constituição.

A pré-estreia em Brasília acontece na terça-feira (26), às 21h30, na Academia de Tênis, na capital federal. Antes, o filme terá sessões especiais e debates em São Paulo (na Folha de São Paulo, dia 18) e no Rio de Janeiro (jornal O Globo, dia 19). Haverá lançamento também em Salvador (dia 28) e Fortaleza (dia 21).

Garapa é mistura de água com açúcar, que muitas vezes é o único alimento de milhões de famílias pobres. Os dramas e flagelos de três dessas famílias brasileiras são mostrados neste que é um dos mais contundentes retratos da fome no país, um documentário que é um soco no estômago, uma denúncia social, mas também um convite à reflexão.

O filme chega no momento em que o Consea lança uma campanha nacional pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 047/2003, a PEC Alimentação, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), proposta que inclui o Direito Humano à Alimentação no artigo 6º da Constituição Federal (capítulo dos direitos sociais).

A alimentação não figura entre os direitos sociais fixados pela Constituição Federal, apesar de ser um dos principais direitos da pessoa humana, reconhecido em tratados internacionais, num país que – apesar dos avanços – ainda convive com o problema da fome.

A PEC pretende corrigir esse "lapso" e o filme Garapa faz parte da campanha para aprovar essa proposta. A matéria foi aprovada no Senado Federal e agora tramita na Câmara dos Deputados. O objetivo do Consea é que a matéria seja aprovada até 16 de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.

Informações gerais:
Sobre a campanha (www.planalto.gov.br/consea)
Sobre o filme (www.garapaofilme.com.br)

Informações para imprensa
Laura Fernandes
(61) 3411.3349
[email protected]

Marcelo Torres
(61) 3411.2576
[email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 2 =