ABGLT pede a governador do MS retratação pública por homofobia

 ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – pede ao Governador do Mato Grosso do Sul retratação pública por manifestação homofóbica contra o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Acompanhe.

Governador do MS chama ministro do Meio Ambiente de viado e diz que o estupraria em praça pública

O governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), chamou o ministro do Meio Ambiente Carlos Minc de "viado" durante um evento realizado nesta terça, 22. Pucccinelli estava reunido em seu gabinete com empresários do setor agrícola e discutia o uso de terras da Bacia do Alto Paraguai para plantio de cana, projeto do qual é defensor.

O governador lembrou que Carlos Minc é autor do Zoneamento Agroecológico da Cana, que veta a Bacia do Alto Paraguai para este tipo de cultivo, e não poupou o veneno: "O ministro é viado e fuma maconha." De acordo com o portal Midiamax, os impropérios foram repetidos diante de jornalistas.

E o governador linguarudo foi além. Meio que em tom de brincadeira, disse que estupraria Carlos Minc. Ao ser informado sobre a Meia-Maratona Internacional do Pantanal, marcada para 11 de outubro, Puccinelli perguntou se o ministro participaria. "Eu o alcançaria e estupraria em praça pública", zombou. 

 

Ofício PR 478/2009 (TR/dh)                                                                Curitiba, 23 de setembro de 2009
 
 
Ao:      Exmo. Sr. André Puccinelli
           Governador do Mato Grosso do Sul
 
Senhor Governador,
 
Assunto: Explicações pede-se
 
A ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais – é uma entidade de abrangência nacional que congrega 220 organizações congêneres e tem como objetivo a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população. A ABGLT também é atuante internacionalmente e tem status consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas.
 
Atentos ao panorama político nacional, tomamos conhecimento dos relatos de sua fala ontem (22/08) quando o senhor teria se referido ao Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, de “Viado fumador de maconha”.
 
Ficamos surpreendidos com essa declaração, utilizando da homossexualidade para menosprezar uma pessoa, uma vez que o senhor foi um dos apenas três governadores que prestigiaram as Conferências Estaduais LGBT em 2008, e que seu governo apoia o Centro de Referência LGBT de Campo Grande, bem como a Associação das Travestis e Transexuais do Mato Grosso do Sul.
 
Sabemos que na hora do nervosismo às vezes queremos agredir, mas, se sua declaração foi reproduzida fielmente pelos meios de comunicação, o senhor foi infeliz, ao utilizar-se de um termo denotando a homossexualidade como forma de menosprezar outra pessoa. Desta forma, o senhor reforçou o preconceito à homossexualidade, atitude pouco condizente com o decoro de um político do naipe do senhor.
 
Neste sentido, seria importante que o senhor explicasse o acontecido e deixasse claro, publicamente, que não tem preconceito contra os homossexuais.
 
Afinal, cabe a todos nós, sobretudo aqueles que têm responsabilidades por gerir políticas públicas, combater toda e qualquer forma de preconceito e discriminação, conforme reza o Inciso III do Artigo 3º da Constituição Federal.
 
Salientamos que outros parlamentares e políticos que fizeram declarações desta natureza nos últimos anos tiveram se retratarem em seguida.
 
Na expectativa de sua manifestação pública neste sentido, colocamo-nos à disposição pelos telefones 41 9602 8906, e despedimo-nos

Cordialmente
 
Toni Reis
Presidente

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 6 =