6º Encontro Macrorregional – Centro-Oeste

Encontro na Chapada dos Guimarães/MT tem como tema a “Resistência dos povos pela vida nos biomas do Centro Oeste”.

Olá Educadorxs da Rede de Educação Cidadã!

Nós Educadorxs da Macrorregião Centro Oeste estamos reunidos na Chapada do Guimarães – MT para o nosso 6º Encontro Macro – Regional que acontece dos dias 13 a 17 de junho de 2010, na Pousada Casa de Retiro dos Luteranos. Participam do encontro os Estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, além de um educador da região Sudeste. São 55 pessoas participando do evento. O grupo debaterá, nesses 4 dias,  sobre os Impactos do Capital no Centro Oeste, e sobre a resistência dos povos pela vida nos Biomas do Centro Oeste. Com o objetivo de aprofundar o estudo da história e da atualidade de ocupação do cerrado, pantanal e floresta amazônica na região Centro Oeste, a construção do modelo de desenvolvimento predominante, as lutas populares de resistência, buscando articular a rede na região tendo em vista a contribuição para construção do Projeto Popular para o Centro – Oeste.

Nos primeiros momentos de debate, cada estado fez memória das lutas que marcaram a história dos estados, contra o que eram essas luas, e apresentaram, em ordem cronológica, (varal do tempo) as lutas que aconteceram em seu território, relacionando essas lutas com o modelo de desenvolvimento no estado.

Animadxs por esses desafios e debates vamos girando e construindo elementos para melhor compreensão da construção do Poder Popular na região Centro Oeste.

Ah! Sim, nesse encontro estamos vivenciando uma experiência nova, participam do encontro 12 crianças, que dão um toque todo especial e nos fazem refletir a importância delas nesses espaços de troca de experiências, nos confirma a idéia de que elas são o presente e não o futuro das nossas lutas.

Grande abraço a todos e todas!

Equipe de Comunicação do 6º Encontro Macrorregional Centro Oeste.

2 comentários em “6º Encontro Macrorregional – Centro-Oeste

  1. É desta forma – estudando, refletindo, dialogando, buscando estratégias no coletivo – que vamos dando passos na construção de uma nova economia, uma nova sociedade.
    Parabéns, região Centro Oeste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 8 =