Secretaria-Geral promove II Seminário sobre Processos Formativo-Educativos do Governo Federal

A Secretaria-Geral da Presidência da República promove nesta quarta-feira (30/5), em Brasília, o II Seminário sobre Processos Formativo-Educativos do Governo Federal. O evento, dirigido a gestores públicos federais, tem o objetivo de aprofundar a discussão de propostas para articular políticas, programas e ações educativas do governo federal voltadas ao protagonismo da sociedade civil e, sobretudo, contribuir com a política nacional de participação social no que se refere à formação. O evento acontece das 8h às 18h, no Cecad/Presidência da República.

 

   

Na programação estão previstos o painel sobre “Práticas formativas do governo federal na perspectiva da educação popular”, às 9h, com a participação de Davi Schmidt, secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Rio Grande do Sul; Maria do Carmo Albuquerque, professora da Uniban/São Paulo; José Ivo Pedrosa, professor da Universidade Federal do Piauí e Luiz Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde. As 13h30 acontece a apresentação de três experiências de formativo-educativos: da Coordenação-Geral de Apoio a Educação Popular e a Mobilização Social (Ministério da Saúde); as práticas de formação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Ministério do Trabalho) e a Rede de Educação Cidadã (Secretaria-Geral da Presidência da República). O seminário termina às 17h45 após os trabalhos de grupos, debates e plenária.

O seminário reunirá 60 representantes de órgãos da administração direta, autarquias e empresas estatais. No primeiro seminário, realizado no ano passado, teve início um mapeamento das práticas existentes – como, por exemplo, as atividades do Ministério da Cultura voltadas para a consolidação da rede de artistas educadores e lideranças comunitárias, a partir de processos formativos ou atividades de formação para empoderamento de comunidades locais de bacias hidrográficas, do Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa resultou em um Grupo de Trabalho com representantes da Secretaria-Geral, Secretaria de Direitos Humanos e Ministérios da Saúde e da Cultura. Entre as finalidades do grupo de trabalho estavam a consolidação da pesquisa sobre os processos educativos e as atividades de formação existentes no governo federal, tendo em vista o avanço na construção da transversalidade em processos que envolvem e mobilizam setores sociais.

Confira a programação no folder anexo (PDF):

Folder2.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =