Congresso discutirá sobre militâncias juvenis na América Latina

Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital

De 29 de agosto a 1° de setembro, a cidade de La Banda, na província argentina de Santiago del Estero, sediará o I Congresso Educação, Democracia e Juventudes Militantes. O evento, que ocorrerá no Instituto Superior Jesus El Maestro, reunirá estudantes, professores e jovens militantes da Argentina e de outros países da região latino-americana.

A ideia é reunir jovens e estudantes para debater sobre as experiências coletivas de estudantes militantes do “Grande Norte e da América Latina”. Na ocasião, os/as participantes também discutirão sobre o tema “Fraternidade Política: reconhecimentos e militâncias estudantis alternativas”.

 

De acordo com o documento de apresentação do congresso, o evento tem o objetivo de “reinstalar a categoria ‘fraternidade política’ na práxis estudantil, a fim de fortalecer espaços de empoderamento, buscas, reconhecimentos e projeções nos diferentes exercícios de militâncias alternativas nacional e latino-americana”. A atividade ainda tem o propósito de gerar reflexões sobre a participação de jovens e estudantes em espaços políticos acadêmicos e sociais, assim como incentivar a formação de iniciativas estudantis.

“O espaço do congresso terá uma grande complexidade ideológica, queremos aprender a discutir, debater na complexidade sem eliminar os pensamentos diferentes, pelo contrário, queremos trabalhar desde uma ecologia de saberes muito mais ampla e recuperar os saberes populares, camponeses, originários, urbanos, lugares de onde provêm os estudantes”, destaca o documento.

Durante os quatro dias, os/as jovens terão a oportunidade de participar de debates e oficinas sobre questões relacionadas à educação, política, militância juvenil e emancipação social. Dentre as mesas, destacam-se: “Discussões sobre educação e política: novos mapas, novos desafios”; “Os jovens e a construção pela emancipação social na América Latina e no Caribe”; e “Juventudes, militâncias e espaço de governo: roda de experiências sobre militância juvenis estudantis”.

O evento também oferecerá oficinas sobre: “Escola e cidadania: abordagem a partir do pensamento de Paulo Freire”; “Educação e povos originários: os desafios da interculturalidade, identidade política e direito”; “Territorialidade: o direito à terra como direito à vida”; “Educação, arte e libertação”; e “Povo e práxis libertadora desde uma perspectiva teológica latino-americana”.

OCongresso Educação, Democracia e Juventudes Militantes é organizado por: Instituto Superior Jesus, o Mestre; Centro de Estudos, Pesquisa e Comunicação Oscar Romero (Ceicor); e Mútuo do Bicentenário ‘Nunca Menos’. Para mais informações acesse: https://sites.google.com/site/jesuselmaestrolbou escreva para: [email protected]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =