Segunda Reunião Ampliada da Recid

A segunda reunião ampliada da Recid aconteceu de 8 a 10 de novembro na Chácara Irmão Sol, em Brasília – DF. O objetivo foi avaliar e planejar para se avançar no planejamento 2013, tendo como motivação a comemoração dos 10 anos da Recid. Para alcançar este objetivo, o Plano de Trabalho 2012, os processos políticos e pedagógicos desencadeados e vivenciados pela coordenação colegiada, coletivos estaduais e reflexão em torno da conjuntura foram bastante utilizados.

No dia 9 de novembro, a reunião iniciou com a mística e a apresentação da síntese do dia anterior. O Rei do Baião Luiz Gonzaga, o Nordestino do Século, foi homenageado durante a mística que foi animada com as suas músicas cantadas em poesia popular.

Em seguida, houve a apresentação da síntese da avaliação do processo político e pedagógico da Recid 2012, resultado do acúmulo das macrorregões, feito no dia anterior e seguida de debate com questões propositivas.

Após o debate e proposições, o grupo se subdividiu nos Grupos de Trabalhos de Comunicação e Formação; Gestão Compartilhada e Organicidade e Articulação Política. Os grupos foram divididos para organizar o Plano de Trabalho prioritário para 2013 tendo como motivação a comemoração dos 10 anos da Recid em diálogo com o Plano Trienal e as políticas e diretrizes do PNF, assim como também trazer ideias para a comemoração dos 10 anos da Recid em nível nacional, regional e estadual. Este trabalho se deu de forma intensa e comprometida, havendo a sua partilha e ajustes em plenária com encaminhamentos coletivos no período da tarde.

No momento da partilha, os participantes foram visitados pelo representante do MEC, Arlindo Queiroz, contemporâneo do nosso Patrono da Educação, Paulo Freire, que nos trouxe informações sobre a II CONAE e certificando a garantia de 27 vagas para a Recid.

A II CONAE acontece de 17 a 21 de fevereiro de 2014 em Brasília. Segundo Queiroz, o objetivo do encontro, que deve reunir mais de 4 mil delegados de todo o país, é deliberar e apresentar um conjunto de propostas que subsidiará a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, abrangendo, especialmente, a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.

Além disso, a equipe nacional de Gestão trouxe informações sobre o convênio atual, as metas estabelecidas, novo convênio e seus desdobramentos, o que será posteriormente encaminhado aos estados via emails. O GT da Gestão da Informação  informou os processos em curso, os acúmulos e desafios do trabalho. O GT de Juventude contribuiu com informações e andamento da preparação do I Encontro Nacional da Juventude RECID.

Já, no último dia, 10, os participantes ainda estavam embalados pela noite cultural que foi simbolicamente batizada de “Baião Ampliado”. A mística teve o ritmo de Luiz Gonzaga, além da memória e vivência de brincadeiras que fez todos relembrarem do seu tempo de criança.

Lígia Maria, representante do Departamento de Participação Social da Secretaria Geral, promoveu o diálogo sobre os processos em construção para o Sistema Nacional de Participação Social com foco no diálogo entre Governo e sociedade civil, além de novas formas e linguagens que potencialize essa interlocução. Na sua fala, evidenciou a importância da atuação da Recid nesse processo participativo e atribuiu ao Sistema uma ferramenta de fortalecimento da democracia.

Depois da exposição de Lígia, educadoras e educadores questionaram e expressaram suas leituras sobre como está se efetivando o diálogo entre os movimentos e suas pautas de luta com o Governo Federal. “Hoje não se governa para a sociedade, e sim com ela”, destacou Lígia Maria.

Após o debate, alguns informes gerais com interfaces dos estados foram dados. Entre eles: informações sobre a Agroecologia; Escola de Formação da CONTAG e lançamento do livro de Oscar Jara e campanha contra o Uso do Agrotóxico e em Defesa da Vida.

Ao final do Encontro, houve um momento de reflexão sobre o que a reunião alimentou, o que projeta para a luta da Recid, o que queima nos corações e intima a caminhar, a exemplo da parábola da Sarça ardente.

A despedida foi calorosa e acompanhada de saudosos abraços!

Um comentário em “Segunda Reunião Ampliada da Recid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 2 =