Rede de Educação Cidadã – 10 anos de história de Educação Popular: sonhos e possibilidades de uma Política Nacional de Educação Popular.

Imagem da Recid dos Estados durante atividade

O Brasil será Nação se tiver desenvolvimento com distribuição
de renda e educação de qualidade. E nesta tarefa, vocês da
Rede de Educação Cidadã/Talher têm um trabalho especial a
fazer: mobilização e educação popular“.

Luís Inácio Lula da Silva
(sistematização Vamos Lá Fazer O Que Será)

1. Apresentação

Celebrar, comemorar, festejar, é trazer à memória acontecimentos, fatos, é buscar a história, e assim recordar olhando para a caminhada. É se alegrar e envolver pessoas, ideias, vontades. Celebra-se um sonho, uma conquista a partir da ousadia humana de alguém que, não teve medo de assumir riscos, que teve paixão, encanto, que acreditou no sonho a partir do encontro, que teve fé no outro e na outra e no amanhã.

Pensar na comemoração dos 10 anos da Rede de Educação Cidadã-Recid significa refletir sobre a prática, aprendizados, os acúmulos ao logo desses anos. Representa buscar as vivências de uma década tomada pelo encanto, paixão, motivação, construção, sonhos e esperanças renovados. São 10 anos de história, marcados por encontros e desencontros, persistência, alegrias, sonhos interrompidos. Por isso, comemorar é também fazer memória aos/as companheiros/as que ajudaram a tecer e fortalecer os fios coloridos dessa rede, aos companheiros/as que nos deixaram o legado, de que é preciso continuar perseguindo o sonho e seguir com a luta.

Neste momento, não podemos deixar de lembrá-los pela contribuição que deixaram, afinal, alguns se foram em nome da luta e na caminhada da educação popular. Lembrar também de educadores/as do Talher Nacional, Comissão Nacional, Secretariado da Recid, do Instituto Paulo Freire, entidades e coletivos estaduais, centenas de voluntários/as, grupos de base, Ministério do Desenvolvimento Social, Secretaria Geral da Presidência da República, Centro de Assessoria Multiprofissional-CAMP e Secretaria de Direitos Humanos-SDH, que juntos/as contribuíram e contribuem para a afirmação da Recid ao longo dessa caminhada.

A Rede de Educação Cidadã nasce num momento especial na história do país, onde a esperança procurou vencer o medo, a sociedade queria trilhar por novos caminhos, buscava mudanças frente ao modelo político econômico que prevalecia no país, já que este estava esgotado, estagnado, gerando mais desemprego, fome, aumentando as desigualdades sociais, era o momento de frear a política neoliberal.

Partindo do princípio de que mudança exige ousadia, coragem, determinação, construção, em 2003, o povo optou por fazer mudança no país e nesse contexto, elege um trabalhador para conduzir politicamente o país – Luís Inácio Lula da Silva é eleito Presidente do Brasil, um sonho concretizado, fruto da luta da classe trabalhadora e a perspectiva de um novo projeto político econômico para dar novos rumos ao Brasil. Em seu discurso de posse, o Presidente Lula enfatiza, o povo brasileiro, tanto em sua história mais antiga, quanto na mais recente, tem dado provas incontestáveis de sua grandeza e generosidade, provas de sua capacidade de mobilizar a energia nacional em grandes momentos cívicos; e eu desejo, antes de qualquer coisa, convocar o meu povo, justamente para um grande mutirão cívico, para um mutirão nacional contra a fome“.

O convite é aceito. Há uma expectativa de transformar o Brasil na nação sonhada ao longo da história. E como diz Paulo Freire, “os sonhos surgem como anúncio, a partir da denúncia. O sonho como profecia, que se estabelece a partir da idealização do novo, do mundo que se quer viver. É visitar o amanhã a partir do hoje.

É no contexto de um governo que faz opção pelo povo empobrecido, que não tem comida na mesa, que precisa ser “cuidado”, escutado, convidado a fazer parte da construção da história, que nasce a Rede de Educação Cidadã e que, desde o momento em que nasce sua práxis teve como base, a concepção dialógica do sujeito.

Este texto apresenta a Rede de Educação Cidadã, sua trajetória histórica e como buscou sua afirmação, no contexto dual, governo e sociedade civil construindo processos de educação popular. Traz os acúmulos e os desafios a partir dos processos vivenciados nesses 10 anos, assim como ousa afirmar que legado quer deixar como marca de sua década de construção pedagógica no campo da educação popular.

A elaboração do texto se deu a partir da leitura dos processos sistematizados de forma coletiva ao longo desses anos, como os dois livros: Vamos lá fazer o que será; Pé dentro, pé fora na ciranda do poder popular; cartilhas para desenvolver o trabalho de base; o Projeto Político Pedagógico; cartas pedagógicas; relatórios, como também, traz elementos dos diálogos, das experiências, das escutas a partir dos processos pedagógicos desencadeados e fortalecidos nos mais diferentes espaços espalhados pelo país onde a Recid está. Também se buscou alguns teóricos para dar sustentação conceitual, logo, é uma construção coletiva. Tem a pretensão de convidar você que acredita na educação popular como instrumento pedagógico para mudança social, a lê-lo nos mais diferentes grupos, refleti-lo e assim, afirmar e fortalecer a educação popular, a organização social e a luta popular.

Veja todo o texto no arquivo anexo abaixo.

TEXTO_RECID_10_anos__2013____.pdf
TEXTO_RECID_10_anos__2013____.odt

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