Recid-MT: Ações políticas pedagógicas dxs voluntarixs, de 19 a 20/06/2015

Cuiabá, 12 de junho 2015

Olá companheiros e companheiras da Recid Nacional – Coletivo Nacional

Estivemos reunidas/os na secretaria daRecid com educadoras/educadores voluntários presencial/ online para compartilhar nosso envolvimento em ações políticas pedagógicas dos voluntatixs, de 19 a 20/06/2015, trouxemos presente também o dialogo sobre a próxima reunião do Coletivo nacional da Recid, Informes PPA. Plenária nacional do plebiscito, etc.

Iniciamos com poema

Refletindo: Poema convida ao coletivo, estarmos cientes especialmente junto dos movimentos sociais, termos consciência de sermos educadoras populares e de que lado é nossa luta existem vários movimentos seguimentos de luta, precisa nos importar muito mais de todos entre todos.

A luta do coletivo estarmos mais próximos uma bandeira de luta, claro frente ao capitalismo. O que defendemos? Quem se beneficia?

Como está a relação de dialogo, entre a base e os sindicatos, coordenações no PT? Como esta nossa participação em coletivos? Entre outras.

  1. Envolvimento em ações políticas, pedagógicas dos voluntatixs. Da Recid MT.

Nos Recid MT continuamos nossos encontros periodicamente com a equipe de voluntárixs na secretaria da Recid MT, presencias com companheirxs de Cuiabá e Várzea Grande e via online com os companheirxs do interior, Juína, Sinop, Cáceres, os participantes somos dos movimentos entre outros do MAB, MMC, DH, CRB, HIP HOP, MST. ANEPs, Nossa reunião última foi no dia 12 de junho.

Atendemos também na secretaria as pessoas que desejem visitar e realizamos articulações e preparações de atividades com parceiros na secretaria da Recid semanalmente duas a três vezes.

Ampliando informações do Silvino, TN e CN da Recid quando temos estas.

RECID CUIABÁ – VÁRZEA GRANDE. ESTAMOS ENVOLVIDAS EM:

(Carmem) Fundo rotativo solidário do centro oeste e estadual atraves de encontros e reuniões apoio em autogestão e gestão compartilhada em Cuiabá, Goiás. Acompanha também em atividades na coordenação diocesana das CEBs. Participou no encontro regional das Cebs em Cáceres. Participou do seminário do PT Municipal onde fizeram uma crítica, que o PT precisa voltar as bases pois não está acontecendo mais.

(Rosenira, Adriano e Gloria). Participamos nos coletivos das ações do Comitê Estadual do Plebiscito Popular as quais se realizam no local da CUT e SINTEP. A Recid participou na plenária nacional do plebiscito em Brasília.

Acompanhamos como Recid MT, O Projeto de Encontros de Formação Humana – Cidadã, com grupos de jovens e adolescentes nos bairros Praeirinho – Cuiabá, Bairro Jardim Imperial em Várzea Grande, em parceria com a CRB (Conferencia de Religiosos Regional Cuiabá) e o ACAMIS.

Participamos também dos encontro e reuniões da Comissão Estadual de Educação Popular em Saúde junto a ANEPs, reuniões realizadas na UFMT, e na Escola Saúde Pública.

Participamos da Comissão Estadual da Conferencia de Saúde, as quintas feiras na Secretaria estadual de Saúde. Somos parte da subcomissão de infraestrutura e de ações de educação popular. Temos programado para participar das Conferencia Municipais de Saúde nos Municípios de Brasnorte e diamantino

Acompanhamos nas mobilizações, paralizações convocadas pela CUT e a articulação dos movimentos sociais em Cuiabá.

Participamos do Fórum Dialoga – Brasil no PPA no dia 02 de junho em Goiânia.

RECID – CACERES.

(Taciane, Edson e Maria Auxiliadora). Temos trabalhado com mulheres e jovens da periferia, com organização para a produção e geração de trabalho e renda, nos bairros EMPA, JARDIM PADRE PAULO, BETEL, VISTA ALEGRE, VILA NOVA E MASSA BARRO. Participam atuando no Fórum Cacerense de Economia Solidária e junto aos movimentos sociais: MST, Comissão Permanente das Mulheres, ADUNEMAT, SINTEP, Comitê do Plebiscito Popular pela Reforma Política, na luta por direitos e por um projeto de luta comum, também estamos juntos na realização do Curso de Educação Política: fundamentos teóricos e práticas sociais, capacitando lideranças sociais.

RECID SINOP.

(Tatiane – Jeferson). Estamos trabalhando com as comunidades atingidas da UHE Sinop. Assentamentos, ribeirinhos e pescadores, os mesmos não tem nada ainda garantido em relação as suas indenizações e compensações. O trabalho e acompanhamento o a camponeses junto a MST, MMC e MAB.

  1. Dialogo sobre a reunião do coletivo nacional da Recid.

Rose informou sobre a reunião do Coletivo Nacional que será nos dias 18, 19 e 20 de junho, em Brasília. (CIMI). Viagem quinta 18. Estará presente Renato Simões Secretario da SNPS – SG, CAMP, CN.

Da Comissão Nacional da Recid Centro Oeste nos representará Rosenira do MT, e o Jeferson de GO ou Suplente do MS Fernanda

  1. Informes PPA. Plenária nacional do plebiscito.

Gloria partilhou sobre Fórum Dialoga – Brasil no PPA. 2015 a 2019. Que foram apresentadas 21 diretrizes pelo Ministro Roseto estas já elaboradas junto aos diversos fórum e conselhos do brasil. Onde nos neste fórum poderíamos ainda colocar qual mesmo deveriam ser as prioridades, a Recid manifestou importância da educação além da escola, uma educação emancipatória deveria ser garantida no PAA.

Na reunião que Rose participara também será conversado sobre este ponto, sabemos que é urgente e importante para nós Recid que tenha garantido este recurso garantido dentro do PPA.

Sobre o Plebiscito Adriano partilhou que foi uma mobilização em Brasília e que ainda não tem novas datas marcadas para próximas atividades, mas precisamos nos envolver e estaremos enviando informações.

ENCAMINHAMENTOS – OUTROS.

  • Após reunião do coletivo nacional precisaremos ter uma nova reunião que ficou para dia 01 de julho as 14hr. na secretaria da Recid para os de Cuiabá e Várzea Grande e on-line para Municípios do interior. (Confirmar participação).

  • Foi boa nossa reunião presencial aqui em Cuiabá e via online com pessoas do interior. Agradecemos sua participação.

Concluímos a reunião manifestando que e bom termos na reunião pessoas presentes quem são de Cuiabá e Várzea Grande para mantermos próximas, e os do interior online.

Abraços

Gloria e Rose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 5 =