Seminário Educação Popular e Participação Social na Pátria Educadora

O Seminário aconteceu nos dias 1 e 2 de setembro de 2015, em Brasília, no Centro de Capacitação e Desenvolvimento – CECAD. Contou com a participação de membros do governo, de entidades e movimentos sociais, incluindo-se a participação dos representantes que fazem parte da Coordenação Nacional da Recid.

100_5337

Iniciamos a manhã com poesia para animar a caminhada – poema de Zé Vicente: Teimosia de menino e acolhida aos participantes, seguida de apresentação de todos/as.

O objetivo do seminário perpassou pela reflexão em torno da participação social e da educação popular a partir da Pátria Educadora, para que durantes os dois dias do semininário, pudessem ser identificadas e compartilhadas propostas a serem debatidas no âmbito da Secretaria Geral. Propostas que articulam o papel da secretaria geral (SG) e os processos formativos que existem nas várias instâncias do governo federal. Estes processos formativos têm como objetivo sustentar uma consciência cidadã. Tudo muito ligado a conjuntura atual. Também de forma constante, a educação popular esteve presente, fomentando e dando base a toda esta articulação.

Tivemos presentes no seminário, parte da equipe da secretaria geral; movimentos sociais que se relacionam com esta temática – em destaque as parcerias feitas no âmbito da Recid, a Comissão Nacional; e um terceiro grupo de parceiros dos processos formativos do governo federal, a exemplo do MEC com a Secadi, o Ministério das Comunicações, o Ministério da Saúde, o Ministério da Cultura, entre outros que estão nesta articulação também.

E também, com o objetivo de territorializar esta dicussão sobre participação, e para beber desta experiência, foi incorporado o MDA, que também tem políticas que podem se fortalecer neste processo. Estes parceiros acompanharam as dicussões sobre conceitos, expectativas, anseios e demais idéias do primeiro dia, e no segundo, participaram de uma mesa onde puderam detalhar mais suas ações e interfaces em relação as propostas discutidas a partir do tema do seminário.

Lembrando que este seminário faz parte de um processo de construção colaborativa que já havia contado com três conversas anteriores, uma com movimentos sociais, outra com a RECID através da sua instância nacional e outra, a conversa com intelectuais orgânicos da educação popular, alguns inclusive estiveram presentes no seminário. Aconteceram conversas também com as secretarias lá representadas e demais  ministérios mencionados e deste processo é que se constituiu este grupo participante do seminário.

Novas discussões sobre os temas estão programadas para novembro (de 26 a 28), no Encontro Nacional da Rede de Educação Cidadã (Recid) e, em janeiro 2016, no Fórum Social Temático de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

100_5336

Mais em: http://secretariageral.gov.br/noticias/2015/setembro/02-09-2015-seminario-debate-participacao-social-e-educacao-popular-no-fortalecimento-da-democracia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 4 =