Rede de Educação Cidadã no Piauí avalia seu trabalho e prepara novas atividades

Nos dias 10 e 11 de janeiro (terça e quarta-feira) a coordenação e a equipe de educadores da Rede de Educação Cidad㠖 Talher-Piauí se reuniu na sede da Escola de Formação Paulo de Tarso, para avaliar a atuação da Rede no Piauí nos últimos dois meses, desde que iniciou a nova etapa de atuação da Rede no Piauí, em novembro de 2005. O encontro também planejou outras atividades da Rede de Educação Cidadã no Estado. Nesses dois primeiros meses, a Rede de Educação Cidadã realizou 21 oficinas  e algumas visitas de acompanhamento em 21 municípios do Piauí, onde já existia experiência em nível de organização social.   Participaram dessas oficinas, lideranças de organizações da sociedade civil desses municípios.

Para João Raimundo dos Santos, educador do Talher-PI, houve dificuldades nessa primeira fase do trabalho, como a precariedade no acesso a certos municípios e falta de transporte regular que, segundo ele, "dificulta o trabalho e faz a gente perder um tempo precioso". Outro ponto negativo que ele cita nesse primeiro período de atuação foi o fato da maioria das entidades estarem em recesso durante as festas do Natal e Ano Novo.

Mas a equipe também avaliou que a receptividade das lideranças dos municípios com relação à proposta está sendo muito boa. "As lideranças das comunidades onde estamos andando, principalmente os sindicatos, estão recebendo muito bem a idéia da Rede. Estão nos acolhendo e facilitando a articulação local", declara o educador João Raimundo dos Santos. A educadora Edinalva Costa completa: "a receptividade deles é boa porque eles têm uma necessidade muito grande de formação e consideram a Rede como esse instrumento de formação que eles precisam."

Novas ações – Ficaram planejadas para a Segunda fase do trabalho da Rede no Piauí, mais 23 oficinas com visitas intermediárias, na perspectiva de motivar as lideranças para a participação popular e construção de Políticas Públicas. "Diferente das primeiras oficinas, que foram mais para apresentar a Rede, nessa segunda fase nós pretendemos identificar os espaços de participação existentes nos municípios e incentivar as lideranças a participar desses espaços, reivindicando e construindo Políticas Públicas e socais para o município ", conclui o educador do Talher no Piauí João Raimundo dos Santos .

Neste primeiro momento, a Rede de Educação Cidadã no Piauí procurou também estabelecer uma parceria com o Fórum Piauiense de Convivência com o Semi-árido – ASA Piauí como forma de fortalecer as articulações microrregionais e municipais que discutem alternativas de desenvolvimento sustentável no estado.

Cecília Bizerra Sousa
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 3 =