Idéias de Florestan Fernandes serão debatidas no 3º programa de TV Ponto a Ponto de 2006

O terceiro programa Ponto a Ponto de 2006 da série que trata da Educação Cidadã e Mobilização Social, que a Rede de Educação Cidadã/Talher Nacional produz em parceria com a Rede BB Fome Zero, será dia 15 de maio, segunda-feira, das 16h15 às 18h, horário de Brasília.

O objetivo deste programa de TV é aprofundar a formação social do Brasil, a partir da obra e pensamento de Florestan Fernandes. O nome de Florestan Fernandes está obrigatoriamente associado à pesquisa sociológica brasileira. Sociólogo e professor universitário com mais de cinqüenta obras publicadas, transformou as ciências sociais e estabeleceu um novo estilo de pensamento sobre a formação social do Brasil.

Nascido em São Paulo-SP, no dia 22 de julho de 1920, Florestan começou a trabalhar quando tinha apenas seis anos, período no qual, como ele mesmo afirma, iniciou sua aprendizagem sociológica, quando precisou ganhar a vida como se fosse um adulto e penetrou, pelas vias da experiência concreta, no conhecimento do que é a convivência humana e a sociedade.

Florestan construiu a sua personalidade, a sua carreira, a sua obra e a sua militância graças a uma tenacidade e a uma coragem raras, aliadas à lucidez com que soube desde cedo analisar a realidade que o cercava, escolhendo as posições de radicalidade e inconformismo. Consciente da iniqüidade própria da nossa organização social, ele se aplicou a partir de certa altura a estudar o mecanismo do privilégio, a natureza das oligarquias, a formação da burguesia, a exclusão do negro depois da Abolição, os vícios elitistas do nosso processo educacional.

Para contribuir no debate sobre Florestan Fernandes estarão conosco, nos estúdios da TV BB, o jornalista Edson Lopes Cardoso, mestre em comunicação social e editor do jornal Irohin, sobre questões raciais. Como chefe de gabinete, ele conviveu, de março de 1992 a janeiro de 1995, com o Florestan Fernandes, quanto este exerceu o mandato de deputado federal em Brasília-DF. Também estará conosco o economista Fábio Marvalli Bueno, um dos coordenadores da Consulta Popular em Brasília, também membro da Secretaria de Gestão, do Ministério de Planejamento.

Esta série de programas sobre Educação Cidadã e Mobilização Social, realizada em parceria com a Rede BB Fome Zero, teve início em 2005 e já aprofundou temas como Mobilização Social, Erradicação da Fome no Brasil, Fundamentos da Educação Popular, entre outros. A média de participação, em cada programa, é de 120 perguntas oriundas das diferentes regiões brasileiras. Em 2006, já foram realizados dois programas: o primeiro, dia 10 de março, discutiu o tema Mulher, Trabalho e Geração de Renda; e o segundo, dia 10 de abril, aprofundou a formação do povo brasileiro.

O objetivo desta série de programas de TV é interligar toda a Rede de educadores estaduais, ao vivo, por meio da discussão de assuntos importantes para a mobilização social e educação cidadã no Brasil. Toda produção dos programas é de responsabilidade da área de comunicação do Talher Nacional, ligado ao Gabinete de Mobilização Social da Presidência da República.

O Banco do Brasil oferece a estrutura do programa TV Ponto a Ponto, além de cerca de 2.500 pontos no Brasil onde é possível acessar o Ponto a Ponto. O programa é realizado no estúdio da TVBB, no mesmo edifício onde fica o Centro Cultural do Banco do Brasil. As pessoas participam com perguntas, por fone: 61 – 3310-7319, ou fax: 61 – 3310-7314.

Dicas de leitura:
No site: www.iff.org.br é possível acessar textos e sugestão de bibliografia do Florestan Fernandes.

Agenda 2006: 

Data: 15 de maio
Tema: A formação social do Brasil (Florestan Fernandes)
Debatedores: Fábio Marvalli Bueno (Economista e membro da coordenação da Consulta Popular – Brasília-DF) e Edson Lopes Cardoso (jornalista, mestre em comunicação social e editor do jornal Irohin).
Horário: 16h15 às 18h

Data: 12 de junho
Tema: A formação econômica do Brasil (Celso Furtado)
Debatedores: a definir
Horário: 16h15 às 18h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 3 =