II Encontro Nacional de Agroecologia em Recife

 Nos dias 2 a 6 de Junho será realizado em Recife o II Encontro Nacional de Agroecologia.  O encontro será um espaço de troca de saberes entre representantes de experiências de agroecologia, envolvendo produtores e produtoras rurais, movimentos sociais, organizações não governamentais, redes estaduais e regionais de agroecologia, entre outros.

Segurança Alimentar será um dos temas mobilizadores

Nos dias 2 a 6 de Junho será realizado em Recife o II Encontro Nacional de Agroecologia. O II ENA será um espaço de troca de saberes entre representantes de experiências de agroecologia, envolvendo produtores e produtoras rurais, movimentos sociais, organizações não governamentais, redes estaduais e regionais de agroecologia, entre outros. Será também um espaço importante de acúmulo de forças visando à proposição de políticas públicas que permitem a ampliação do alcance das experiências existentes.

No I ENA, o tema da Segurança e Soberania Alimentar foi tratado de forma transversal. Entendendo que a concepção e a prática dos princípios agroecológicos integram a estratégia de segurança e soberania alimentar, optou-se por dar-lhe maior relevância, incluindo-o como um dos 6 temas mobilizadores no II ENA e simultaneamente mantendo-o como tema transversal.

Várias experiências têm mostrado que o tema da Segurança e Soberania Alimentar é um tema que perpassa pelos diferentes temas mobilizadores II ENA, além de ser um tema agregador e sistematizador das experiências. Há um evidente encadeamento entre as ações que viabilizam a produção de alimentos, desde o resgate de sementes, o uso da água e a diversificação dos sistemas agrícolas, com ações voltadas para a valorização da produção para o auto-consumo, o resgate de culturas alimentares, a melhoria da saúde, assim como ações que tratam o mercado a partir da ótica dos consumidores, da valorização do alimento de qualidade e que influenciam as políticas públicas.

Um olhar mais amplo para as experiências ressalta e re-significa as relações sociais de gênero e mais especificamente o papel da mulher como construtora da agricultura, principalmente quanto se parte das estratégias de Segurança Alimentar para analisar o conjunto da produção familiar (divisão do trabalho, relação produção e reprodução) e suas relações sociais.

Um outro elemento que merece destaque no conjunto das experiências é a percepção de que processos organizativos são constitutivos das estratégias de Segurança Alimentar, garantindo-lhes continuidade e sustentabilidade.

No Seminário “Segurança e Soberania Alimentar na Construção da Agroecologia” o tema será tratado a partir das seguintes dimensões: a) Diversificação da produção de alimentos e Agrobiodiversidade; b) Estabelecimento de novas relações de mercado; c) Resgate de culturas alimentares; d) Educação alimentar e para o consumo; e) Políticas Públicas e mercados Institucionais.

Além deste seminário, outros cinco seminários temáticos serão realizados no II ENA: Conservação e uso dos recursos naturais e da Biodiversidade; Construção do Conhecimento Agroecológico; Direitos Territoriais, Reforma Agrária e Agroecologia; Formas de Financiamento e gestão social do desenvolvimento agroecológico; Relação com Mercados.

Para maiores informações ACESSE: www.agreocologia.org.br
Fonte: boletim Articulação Nacional de Agroecologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =