CONSEA promove encontro Estadual em Minas Gerais

ImageO Consea de Minas promove o Encontro Estadual “Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”. O evento acontece de 09 a 11 de junho de 2006, no Sesc de Contagem.

Combater a fome, a partir das cidades
Minas discute iniciativas locais e co-responsabilidade na implantação do sistema de segurança alimentar

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – O Consea de Minas promove o Encontro Estadual “Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”. O evento acontece de 09 a 11 de junho de 2006, no Sesc de Contagem.  A grande tônica será discutir como o município pode assumir atitudes efetivas de combate à fome.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, divulgados no último mês de maio, no Brasil existem 72 milhões de pessoas e, no Estado de Minas Gerais, 942 mil em condições de vulnerabilidade alimentar. Representantes de diversos municípios e regiões do Estado, a partir da realidade local, estarão avaliando, interagindo e, traçando estratégias para a implantação e implementação de políticas públicas de reversão do quadro de insegurança alimentar e nutricional. Muitos municípios têm experiências criativas e exitosas de reversão de situação de risco alimentar.

De Veredinha, Carbonita, Berilo, Francisco Badaró e Virgem da Lapa os programas de apoio às feiras livres no Alto e Médio Jequitinhonha. As feiras contribuem para a agricultura familiar e alimentação saudável, além de geração de renda. Do município de Extrema, a experiência de educação comunitária e em escolas, para o melhor aproveitamento dos alimentos, do Centro de Referência em Segurança Alimentar. As atitudes nos municípios tem significado mais qualidade de vida para suas populações. Redução. Outras iniciativas integrarão às apresentadas.

Para Dom Mauro Morelli, presidente do Consea-MG, a alimentação adequada deve ser “o primeiro direito assegurado aos nascituros e a cada ser humano”.  E, neste sentido, o presidente amplia para uma visão ampla das condições de vida digna. “Somos todos igualmente necessitados de alimento, a cada instante de nossa vida. Não importa a idade, a raça, o gênero, a classe social”. E, emenda afirmando que “sem luz e oxigênio, sem ternura e carinho, sem leite materno, sem pão e queijo, sem arroz e o feijão, o ser humano não se desenvolve; definha e morre”.

Por que o município?

É no município que a realidade de pobreza e exclusão social se manifesta, onde as pessoas vivem e convivem com a dificuldade de acesso ao alimento e a outras fontes de qualidade de vida (higiene, saneamento básico, cultura de enriquecimento alimentar, hortas, ações preventivas de saúde, educação; assumido, muitas vezes, por organizações não governamentais etc.) É nele, que idéias inovadoras, e, mais próximas da população, podem e devem ser tomadas e potencializadas. Por isto, cada município, tendo sua peculiaridade e formas próprias, deve encarar esta realidade e trazer para o centro da política social e orçamento ações efetivas de promoção da segurança alimentar nutricional.

O encontro “Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável” pretende provocar a criação de ações locais, nas cidades, que articulem iniciativas de governos, sociedade civil e iniciativa privada, numa visão intersetorial. Estas, levando em conta as características das regiões, mas, num único objetivo: incentivar ações públicas para programas e projetos de promoção da educação alimentar, de resgate e valorização de formas culturais de alimentação saudável, do aproveitamento otimizado dos alimentos, do enriquecimento dos cardápios escolares etc. E, no aspecto ambiental, atitudes agroecológicas de produção. Ou seja, produzir sem degradar o meio ambiente, prejudicar os mananciais de água etc. Na compreensão política de que segurança alimentar e nutricional perpassa políticas intersetoriais de saúde, educação, abastecimento, assistência social, direitos humanos etc.

O sistema existirá com a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – COMSEA, que aproxima o diálogo governo e sociedade, em cada cidade. Junto à estrutura dos Conselhos, os municípios devem criar os planos, previsões orçamentárias e fomentar as discussões em Conferências, para a construção das iniciativas que, transformadas em políticas, atendam à realidade local.

Conceito de Segurança Alimentar e Nutricional

Ir além do conceito restrito de fome. A qualidade alimentar e nutricional do brasileiro é outro desafio. Comer passar pelo acesso ao alimento que está ligado diretamente ao seu custo. E, neste sentido, muitos não consomem, porque não conseguem adquirir. A segurança alimentar, segunda a Cúpula Mundial de Alimentação, é a garantia a todos, das condições de acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, como base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo assim, para uma existência digna, em um contexto de desenvolvimento integral da pessoa humana.
 
Encontro – Temas em discussão

O Encontro Estadual tem uma extensa programação de sensibilização em torno da temática, com olhar na realidade do interior. “Mobilização social para a implementação de políticas de segurança alimentar e nutricional” será abordada por Selvino Heck, filósofo político e Assessor Especial da Presidência da República, Selvino Heck. Já, o sociólogo Edmar Gadelha, membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – Consea Nacional e, também, do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – FBSANS traz a discussão sobre as diretrizes e ações para “Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional”. Dom Mauro Morelli – presidente do Consea de Minas faz a abertura, no dia 09. Dom Mauro é um militante histórico, ligado à temática de combate à fome, à promoção da segurança alimentar e defesa de condições dignas da existência humana.
AGENDAS DOS PARTICIPANTES
§ Dom Mauro Morelli estará em Belo Horizonte, nos dias 08, 09 e 10/06.                                            
§ Edmar Gadelha chega dia 10/06 e, provavelmente, fica até o fim do evento.
§ Selvino Heck chega dia 10/06, pela manhã e, retorna à noite.
§ Experiências do Interior: Temos contatos, caso as sucursais queiram reportá-las. Ou, estarão em Belo Horizonte, nos dias 09 à tarde, 10 e 11.
Serviço:
Encontro para Implantação dos Sistemas Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Dias: 09  a 11 de junho de 2006
Rua Padre José Maria Deman, 805 (próximo ao Carrefour Contagem)
Bairro Novo Riacho
Contagem – MG

Informações:
Antônio Coquito
Jornalista
Assessor de Comunicação do Consea/MG
Fone: (31) 3250.2141
           (31) 9771.7874

Celi Márcio dos Santos
Secretario Executivo do Consea / MG
Fone:    (31)  3250.2141
Celular: (31)  8878.2505

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 1 =