Cinco educadoras populares da Rede de Educação Cidadã se reuniram no Rio de Janeiro. Os objetivos foram de partilhar as informações e aprendizados do processo de sistematização dos estados e dar continuidade à sistematização da região.
Cada estado está numa fase diferente de sistematização, por isso, o debate foi também enriquecedor no sentido de esclarecer dúvidas, trocar informações e partilhar as práticas educativas do processo. Isso foi fundamental para também se conseguir uma unidade no trabalho da sistematização da região.
Havia uma proposta inicial de um recorte dos relatórios, mas o grupo considerou mais educativo a reconstrução do roteiro, para que haja uma visão mais geral da região, com respeito às especificidades de cada estado, e não apenas descrições compartimentadas das suas experiências e características.
O grupo debateu também a possibilidade e necessidade de que os encontros estaduais e o da grande região nasçam das perspectivas surgidas da sistematização, entre elas, o papel da educação popular crítica na construção do poder popular, o foco principal da sistematização na região Sudeste. Participaram uma educadora de cada estado (Rio, São Paulo, Minas e Espírito Santo) e Andréa Borges David, do Talher Nacional.
Por Suzana Coutinho