Realizou-se em Lajeado do Bugre-RS, em 12 de agosto, o 1º Encontro Regional de Famílias, com o tema: ações sociais versus políticas públicas. O Encontro teve a presença de cerca de 500 pessoas e foi organizado pelo TALHER, Cooperativas da região, Programa Todas as Letras, ONGs, Clube da Terceira Idade.
Lajeado é uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Sul, no Planalto Médio, perto de Passo Fundo, Palmeira das Missões.
De manhã houve um painel sobre integrado por mim, por Vanderléia Daron, da ANEPS, e lideranças da região. Depois houve uma divisão dos participantes em grupos com os temas: trabalho e movimento de mulheres; prioridades no município; lei da agricultura familiar; preservação do meio ambiente; os técnicos e o saber popular.
Após o almoço, os grupos fizeram suas apresentações, onde apareceram muitas idéias, como: é preciso investir num modelo econômico que respeite a natureza, especialmente a água; a produção deve ser voltada para o consumo no município, com a organização de feiras, o alimento para a merenda escolar; é preciso fazer educação ambiental; é preciso a participação de todos, para não se depender de quem sabe; o povo deve decidir as prioridades em cada município.
E alguém lembrou, como era o dia do assassinato de Margarida Alves: Eu prefiro morrer lutando que morrer de fome. E assim encerrou-se o encontro, de onde todos saíram com compromisso de continuar a luta e se organizar na base.
Selvino Heck
Em dezoito de agosto de dois mil e seis