Conferência discute soberania alimentar e espiritualida

"Por um desenvolvimento sustentável com soberania e segurança alimentar" e "Espiritualidade e solidariedade na história do Paraná e desafios para hoje" são as duas palestras principais da II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, em Curitiba.

"Por um desenvolvimento sustentável com soberania e segurança alimentar" e "Espiritualidade e solidariedade na história do Paraná e desafios para hoje" são as duas palestras principais da II Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que acontecerá nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, em Curitiba. No evento serão escolhidos os delegados que serão os representantes do estado para a Conferência Nacional, que acontecerá em maio do ano que vem, em Fortaleza.Conforme a organização, o evento contará com 253 delegados, cerca de 70 observadores de todas as regiões entre servidores públicos e outras entidades civis. A primeira palestra, que trata sobre desenvolvimento sustentável será proferida por Edmar Gadelha, integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea). A segunda, que trata sobre a espiritualidade, será dada por Marcelo Barros.

O patrono da conferência no Estado será o Padre Philipe Leddet Moge, fundador do Mosteiro Beneditino no Paraná na década de 60 e precursor de práticas contra a fome junto a pequenos agricultores e criadores rurais, suas famílias e população pobre da periferia urbana vizinha do mosteiro. Suas ações estenderam-se ao interior do estado, deixando sua marca em vários municípios. Nas décadas de 60 e 70, as atividades dos Beneditinos foram cerceadas, levando a transferência do mosteiro para o estado de Goiás.

Em novembro e até o início de dezembro, foram realizadas 15 conferências sub-regionais nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Irati, União da Vitória, Ivaiporã, Ponta Grossa, Campo Mourão, Jacarezinho, Cornélio Procópio, Umuarama e Francisco Beltrão, envolvendo cerca de 3 mil pessoas. Nas discussões foram retomadas as conclusões dos encontros regionais, aprofundada a análise da realidade local e apresentadas propostas para o avanço da segurança alimentar e nutricional. Foram eleitos os membro para integrar o novo Consea-PR, a serem referendados na II Conferência Estadual.

O evento obedece ao cronograma de ações previstos na convocação da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O decreto define ainda que caberá ao Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) estimular a realização de conferências municipais, sub-regionais e estaduais, como processo anterior à conferência nacional, que ocorrerá de 22 a 25 de maio de 2007, em Fortaleza.

No III Conferência Nacional deverão ser formuladas diretrizes para a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para o período de 2008 a 2011. As informações são do sitie do Consea (https://www.planalto.gov.br/consea)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =