Rede-AM realiza encontro no Alto Solimões

A Rede de Educação Cidadã-Talher Amazonas realizou, de 08 a 10 de março, o encontro microrregional no município de São Paulo de Olivença-região do Alto Solimões.  O Alto Solimões é composto pelos municípios de Tonantins, Santo Antônio do Iça, Amaturá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte.

     Entre os muncípios do Alto Solimões está Tabatinga, situado na tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru, considerado o pólo mais avançado dessa região. É nesta região que encontra o 2º município com o menor índice de Desenvolvimento Humano do Brasil: São Paulo de Olivença, de acordo com o IBGE, perdendo apenas para o Vale de Jequitinhonha em Minas Gerais. São Paulo de Olivença é um município com uma população de mais ou menos 30 mil habitantes, na sua grande maioria indígenas TIKUNA.

Chegar naquele município significa viajar 36 horas de barco, segundo contam os educadores da Amazonia.
Isto, se for um barco moderno, com motor. Porque há barco que levam 5 dias para fazer o mesmo percurso.
Dá, com isso, para ter noção do grau de isolamento da população, sobretudo das políticas sociais.

Foi muito siginificativo ouvir os representantes da associação dos pescadores, associação dos trabalhadores rurais, da associação dos indigenas Cambeba, agentes/voluntários da pastoral da Criança, jovens, lideranças locais.  Começamos procurando conhecer que chão o Alto Solimões tem? O que
sabemos sobre região que vivemos? Que politicas públicas existem no local? O que falta para que se mude a situação politica local? Foi por esse viés que aconteceu o encontro, que contou com um público de 30 pessoas.

Encontro buscou ouvir as pessoas locais, conhecer sua realidade, envolver sua população, fortalecer as lutas já desencadeadas, estimular a formação continuada na perspectiva da educação popular como
instrumento para transformar a realidade. O desafio é que as pessoas dali sejam protagonistas de ato se tornem protagonistas de sua história.

Queremos acreditar que a Rede de educação Cidadã, pode contribuir para que um novo cenário político seja construído na região do Alto Solimões, no sentido de se derrubar o forte coronelismo ainda tão presente nesse pedaço do Brasil. Insistir nesse processo, é o nosso desafio enquanto Rede de Educação Cidadã-Talher Amazonas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 9 =