Desde o último semestre de 2006 inúmeras Rádios Livres e Comunitárias tem sido alvo de repressão da Polícia Federal. Foram fechadas a Rádio Filha da Muda – Acre (26/01), a Rádio Várzea – São Paulo (02/08/06) , 20 emissoras em Gama (29/03), mais 19 emissoras consideradas irregulares na Grande São Paulo (26/03), a Rádio Heliópolis – SP (20/07/06), 4 rádios comunitárias no Alto Parnaíba – MG, além de uma grande operação de fechamento na Grande BH (14/03).
Em Gama, cidade satélite do Distrito Federal, a operação foi chamada de "Fora do Ar"; pessoas foram presas, algemadas e rádios foram arrombadas. As Rádios Várzea e Filha da Muda tiveram seus equipamentos "apreendidos" pela Polícia, em operações que descumpriram os rigores da lei. Armando Coelho Neto, presidente da Federação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, considerou duvidosa a operação que fechou 19 rádios em São Paulo.
Anatel e Polícia Federal estão trabalhando para manter o patético monopólio das telecomunicações no Brasil. Ao passo que a política das concessões obedece aos investidores e interesses puramente comerciais, as iniciativas de livre comunicação não-comercial são excluídas do espectro por um aparato de repressão cada vez maior.
Fonte: Centro de Mídia Independente CMI-Brasil, www.midiaindependente.org