Pernambuco enfatiza a simbologia e o significado da

Dois aspectos marcaram a abertura da III Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco, nesta quarta-feira à noite, em Garanhuns: o orgulho cívico dos pernambucanos em relação ao
seu estado e a homenagem a personalidades que se destacam ou se destacaram na luta contra a fome e pela vida.

Os presidente dos conselhos nacional e estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Chico Menezes e Sônia Lucena, respectivamente, lembraram o signficado e a simbologia de um evento como esse em Pernambuco. "Foi da Conferência Nacional anterior, realizada em Olinda, que partiu a indicação da Lei de Segurança Alimentar e Nutricional", lembrou Chico Menezes. "E foi nessas terras que nasceu o presidente Lula, um dos maiores símbolos dessa causa no Brasil e no mundo".

Sônia Lucena lembrou que Pernambuco é a terra natal ou adotiva de ilustres brasileiros que estão ligados a essa causa, um motivo a mais para o estado se engajar nesse movimento. "O presidente Lula, Josué de
Castro, D. Hélder Câmara e Paulo Freire jamais iria nos perdoar se Pernambuco não fizesse parte da construção do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional", destacou ela.

A cerimônia foi aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Ao lado da mesa, um boneco gigante de carnaval tinha a caricatura do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos símbolos da questão
alimentar e nutricional. Após as saudações dos integrantes da mesa, houve a execução do Hino de Pernambuco, que foi entoado de pé e com fervor por quase todos os presentes.

"Sou paraibana, e fiquei encantada com o amor que vocês têm pelo hino e pelas coisas do Estado", disse Sônia Lucena. "Eu também nunca vi um povo saber o hino e cantá-lo com tanto amor como vi aqui", revelou Chico Menezes.

Além dos delegados dos municípios, alunos e professores de Nutrição e de pesquisadores e estudiosos, a solenidade teve a presença de parte do secretariado estadual, do prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de
Oliveira, vereadores, representantes de órgãos públicos estaduais e federais e os gerentes do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

O evento está sendo realizado em Garanhuns, "Terra das Flores", "Terra das Sete Colinas", conhecida no estado como a "Suíça Pernambucana", por seus vales e as baixas temperaturas em pleno sertão nordestino – chega a fazer 7° nos dias mais frios. A Conferência termina nesta sexta-feira (13).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =