Governo Federal abre inscrições para o ProJovem em capitais

Estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em todas as capitais. Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série, e não ter vínculo empregatício. As inscrições, que se encerram no dia 10 de agosto

 Estão abertas as inscrições para o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em todas as capitais. Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série, e não ter vínculo empregatício. As inscrições, que se encerram no dia 10 de agosto, podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 722 7777. Serão oferecidas cerca de 87 mil novas vagas em todo o Brasil.

O programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses, eles têm aulas das disciplinas do Ensino Fundamental, língua inglesa e informática básica, além de qualificação profissional em nível de formação inicial. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias. Os alunos recebem um incentivo mensal de R$ 100, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.

Cada turma do ProJovem é formada por, no máximo, 30 alunos. Cinco turmas constituem um núcleo e oito núcleos compõem uma Estação Juventude, que funciona como um ponto de encontro para a realização das atividades de integração, cultura e lazer. Em todo o Brasil, são cerca de 176 mil alunos matriculados, sendo que muitos já concluíram o curso. Para realizar a inscrição, o aluno deverá informar a cidade, o nome completo, data de nascimento, nome da mãe, endereço completo e CEP. As matrículas serão feitas ainda em agosto e as aulas terão início em setembro.

Gestão – O ProJovem foi criado em fevereiro de 2005, com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. No âmbito do Governo Federal, o ProJovem é executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os Ministérios da Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No âmbito local, o ProJovem é implementado em conjunto com a prefeitura municipal.

O Governo Federal é responsável pelo pagamento do incentivo aos alunos; pelo salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; pela produção e distribuição do material didático; pela aquisição dos computadores e impressoras para os laboratórios de informática, pela formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com o programa e pelo lanche fornecido aos alunos As prefeituras entram com o espaço físico para o funcionamento integral do programa, material de consumo, acervo para bibliotecas e equipamentos multimídia para as estações juventude, salas adequadas para a instalação dos laboratórios de informática, além de serem responsáveis pela gestão do programa no plano municipal.

Serviço:
Período de Inscrições: 04 de junho a 10 de agosto
Telefone: 0800 722 7777 (de segunda à sexta, das 7h às 23h. Sábados e domingos, das 8h às 20h)

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Secretaria-Geral da Presidência da República
Telefone: (61) 3411-1407

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 8 =