"É preciso conhecer para transformar". Com esta frase é possível traduzir o espírito da II Mostra Internacional de Curtas – "Os Diferentes Olhares do Mundo", que acontecerá entre os dias 26 e 28 de outubro, no Cine Brasília, em Brasília.Foram selecionados para essa edição do evento filmes que abordam temas sobre Conflitos Sociais e Ambientais, dois dos maiores problemas da atualidade no nosso planeta.
O intuito da Mostra é tencionar a reflexão do público sobre os abusos e as violências cometidas contra a dignidade humana e a vida. Exclusão social, desmatamento, intolerância, exploração do trabalho infantil, aquecimento global, racismo, preconceito. Um incontável cardápio de temas que o cinema incorpora, discute, revela e sensibiliza.
Os espectadores contarão com títulos que vão desde clássicos fundamentais para o cinema, como Tire Dié (de Fernando Birri) e Hanói Martes 13 (de Santiago Álvarez), a reportagens e vídeos-ativismo de diretores que acreditam no poder transformador do cinema, como os brasileiros Jorge Furtado (com aclamado Ilha das Flores) e Evaldo Mocarzel. Este último, que é o único cineasta convidado para as duas edições da mostra, exibe o conceituado curta À Margem da Imagem.
Ficções, documentários, experimentais, reportagens e animações que, com drama, suspense ou comédia, garantirão ao espectador extrapolar barreiras que a realidade impõe e ganhar uma maior proximidade com conflitos que, por vezes, desconhecemos ou conhecemos pouco mas que é importante ter consciência para mudar.
Segue anexa a programação completa e fotos dos filmes que serão exibidos no primeiro dia do evento. As últimas notícias e os detalhes sobre os filmes da II Mostra Internacional de Curtas podem ser conferidos no endereço eletrônico.
Cinema: um reflexo da sociedade
Serviço
Onde: Cine Brasília (EQS 106/107 Asa Sul)
Quando: 26, 27 e 28 de outubro, às 20h
Quanto: Entrada Franca