“Água, meio ambiente e cidadania”, este foi o tema da Semana da Água 2008, realizada no município de Pesqueira, no agreste pernambucano, de 27 a 28 de março. O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre a defesa da água como patrimônio e direito da humanidade.
Por Adalberto Matos – Educador Popular
Foi objetivo também contribuir para uma maior participação da população na gestão dos recursos hídricos e preservação ambiental.
No evento houve um painel de discussões com o tema “Acesso à água é direito de todos”, tendo como palestrantes representantes de entidades locais, do governo estadual (Prorural) e do Governo Federal, Selvino Heck, além da realização de oficinas temáticas como: Água e Meio Ambiente; Agroecologia resgatando cidadania no semi-árido; Água promovendo segurança alimentar, ministrada por Everaldo Batista, coordenador do Projeto de Segurança Alimentar e Nutricional em Pernambuco (PSAN), representando a Cáritas NE 2 no evento; e, Mobilização Cidadã e Políticas Públicas, que teve como facilitadora Ana Gusmão, educadora do Talher Nacional, que acompanha as atividades da Rede de Educação Cidadã no estado de Pernambuco (Recid-PE).
O encerramento do evento foi marcado por diversas apresentações culturais, realizadas por grupos teatrais locais, e com a leitura da Carta Política da Articulação do Semi-Árido (ASA), aprovada no VI Encontro Nacional da ASA (Enconasa), em novembro de 2006, no Crato, Ceará.
A Semana da Água é um evento que vem sendo realizado desde 1999, por iniciativa da Cáritas Brasileira, do Instituto da Pequena Agropecuária (IRPAA), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Comissão Pastoral da Terra, com o apoio de parceiros locais e nacionais, como é o caso da Recid-PE, que, desde 2006, tem colaborado político-pedagógica e financeiramente na realização deste evento.