5º Festival Mundial Capoeira Gerais

Evento, que conta com o apoio da Funarte/MinC, irá reunir mestres e capoeiristas do país e do exterior

A Associação de Capoeira Negrinho de Sinhá – Capoeira Gerais, de Minas Gerais, promove entre os dias 4 e 10 de agosto, com o apoio da Fundação Nacional de Artes do Ministério da Cultura, o 5º Festival Mundial Capoeira Gerais.

O palco desse encontro será a Funarte Casa do Conde, em Belo Horizonte, onde serão realizados debates, oficinas, shows, diversas apresentações culturais e um dos mais famosos campeonatos internacionais de Capoeira. A programação permitirá a troca de técnicas, experiências e conhecimentos.

O Festival tem como objetivo promover e divulgar a manifestação cultural genuinamente brasileira, por meio do intercâmbio, da formação, da confraternização e da organização, entre diferentes pessoas, grupos e associações do segmento de várias partes do mundo.

Na ocasião, estarão reunidos professores e mestres capoeiristas de diversos lugares do Brasil e do exterior, além de admiradores da prática, interessados na história dessa rica forma de expressão, recentemente reconhecida como Patrimônio Cultural brasileiro.

Dentre os convidados, nomes de renome nacional e internacional, como Mestre João Grande, Mestre Cafuné, Mestre Nenel, Mestre Boneco, Mestre Antônio Dias, Mestre Bocão, Mestre Raílson, Mestre Paulão e Mestre Acordeon.

Tendo em vista que o encontro ainda possui um caráter social, além dos dois mil participantes brasileiros e 500 estrangeiros, também estarão presentes na platéia 500 estudantes das escolas de ensino fundamental da capital mineira, que foram convidados para o evento.

Bem Cultural
O Festival Mundial Capoeira Gerais é considerado um dos mais significativos eventos brasileiros, no que diz respeito à Capoeira. Mas, diferentemente das edições anteriores, em 2008 ele acontece em meio a um novo cenário.

No último dia 15, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, aprovou a inscrição do Ofício dos Mestres de Capoeira no Livro dos Saberes e da Roda de Capoeira no Livro das Formas de Expressão, do Patrimônio Imaterial brasileiro.

Desde então, a Capoeira passou a ser reconhecida como Bem Cultural de Natureza Imaterial e essa tão esperada conquista, certamente será lembrada e celebrada durante os sete dias de encontro em Belo Horizonte.

Manifestação Cultural – A Capoeira surgiu no Brasil como instrumento de luta dos escravos negros pela liberdade. Seus movimentos buscaram inspiração nas defesas e ataques dos animais – a marrada do touro, o coice do cavalo, a fisgada do rabo da arraia – e na ação de instrumentos de trabalho – o martelo, a foice. Ao reunir com harmonia arte, música, poesia, folclore, artesanato, esporte, diversão, dança, jogo, luta, rituais e tradição, pode ser traduzida como uma das mais genuínas expressões da nossa cultura popular.

Informações sobre o Festival: www.capoeira.esp.br, [email protected] e (31) 3312-2512. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 4 =