Políticas sociais aumentam consumo popular

A transferência de renda promovida pelo Programa Bolsa Família, o investimento de R$ 12 bilhões na agricultura famíliar entre 2007 e 2008 e a correção de 36% do salário mínimo, em termos reais nos últimos anos, ampliaram o consumo popular a ponto de alterar estratégias de mercado de grandes empresas.

A transferência de renda promovida pelo Programa Bolsa Família, o investimento de R$ 12 bilhões na agricultura famíliar entre 2007 e 2008 e a correção de 36% do salário mínimo, em termos reais nos últimos anos, ampliaram o consumo popular a ponto de alterar estratégias de mercado de grandes empresas, como a Nestlé. As novas faixas de consumo estão provocando mudanças nas áreas de investimentos, especialmente na região Nordeste e nas pequenas cidades brasileiras. Essa foi a conclusão a que chegaram os participantes do 58º Fórum de Debates Projeto Brasil – Mercado Popular: as Novas Vertentes para o Desenvolvimento, ocorrido nesta terça-feira (07/10), em São Paulo.

"O Brasil está melhorando do ponto de vista social e ainda fazendo uma nova leitura do Nordeste", afirmou Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco. Ela apresentou dados mostrando a tendência de desconcentração do mercado: "Na década de 70, cerca de 80% da produção industrial estava na região Sudeste e 5,7% no Nordeste. Em 2005, o Sudeste ficou com 61% e o Nordeste – que abriga 28% da população total do País – com 9,2% da indústria".

A secretária de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Rosani Cunha, explicou que o benefício do Bolsa Família representa um incremento médio de 49% na renda familiar. "A regularidade do pagamento mensal dos valores, que variam de R$ 20,00 a R$ 182,00 – conforme o perfil de renda e a composição familiar -, contribui para que os beneficiários tenham acesso a crédito e possam planejar o orçamento da família", afirmou. Ela informou também que, além de investir os valores especialmente em alimentação e material escolar, 63% das famílias disseram em pesquisa que fazem suas compras em pequenos mercados nos bairros ou comunidades próximos às suas casas.

Representante do Instituto de Pesquisa Data Popular, Haroldo Torres, apresentou dados apontando que a massa de renda da classe C cresceu 41% entre 2002 e 2007, o significa mais R$ 111 bilhões no mercado, enquanto a massa da classe A aumentou 14% ou R$ 43 bilhões no período. O pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mansueto Almeida, também foi na mesma direção: a renda média da classe C aumentou 20% entre 2001 e 2007.

Interessada em levar seus produtos aos novos potenciais consumidores, a Nestlé fez uma adequação em suas produções, abriu filiais em Recife (PE) e Feira de Santana (BA) e implantou o sistema de venda de porta-em-porta, gerando renda para 5 mil mulheres. Além de capacitar suas novas parceiras, a empresa disponibiliza carrinhos e uniforme. Tudo em parceria com ONGs que trabalham com as comunidades.

"Consumo atrai investimento", resume Tânia Bacelar. Especialista em desenvolvimento regional, ela acrescenta que o Brasil está descobrindo o potencial do Nordeste. Tânia explica que o crescimento do PIB da região, segundo o IBGE, ficou acima da média nacional e novas bases produtivas estão sendo implantadas nas áreas de metalurgia, petróleo e gás, fruticultura, celulose, tecnologia da informação, grãos, siderurgia, e turismo.

O Bolsa Família, executado pelo MDS, transfere cerca de R$ 920 milhões, por mês, a 11 milhões de famílias com renda mensal per capita de até R$ 120,00. Para manter o benefício, as famílias precisam manter os filhos na escola e cumprir a agenda de saúde. Mais da metade dos beneficiários estão no Nordeste, um dos fatores que levou a região a ultrapassar o Sul em consumo. O evento foi promovido pela Agência Dinheiro Vivo, do jornalista Luís Nassif.

Roseli Garcia

Informações para a imprensa
Roseli Garcia / Mariana Moreira
(61) 3433- 1106 / 3433-1057
ASCOM / MDS

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