Caravana da UNE percorre país para falar sobre saúde e educação

Em sua reta final, a Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) encontra-se em Recife (Pernambuco) para realizar atividades de mobilização, eventos, debates, campanhas de saúde e atividades culturais.

Adital
Em sua reta final, a Caravana da União Nacional dos Estudantes (UNE) encontra-se em Recife (Pernambuco) para realizar atividades de mobilização, eventos, debates, campanhas de saúde e atividades culturais. A abertura ocorreu no último dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro, e já esteve nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A expectativa é de que, ao final do percurso, que será encerrado no próximo dia 27 de novembro, em Brasília, o ônibus da caravana tenha percorrido cerca de 32 mil quilômetros, visitando instituições universitárias públicas e privadas nos 26 estados e no Distrito Federal.

A caravana também é uma forma de retomar um movimento importante da entidade promovido no início dos anos 60: a UNE Volante, que percorreu o País para levar aos universitários o debate sobre o movimento de cultura popular desenvolvido pelo Centro Popular de Cultura (CPC), além de trazer a discussão de temas como a reforma universitária e a luta política daquele período.

Atualmente com foco nas questões de saúde, educação e cultura, a Caravana da UNE está promovendo uma campanha em defesa da saúde pública, com foco na realidade da juventude brasileira e nas necessidades e problemas específicos de cada Estado. Uma das principais bandeiras é o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que acaba de completar 20 anos de existência. Apesar da Constituição de 1988 ter universalizado o direito à saúde por meio do SUS, os gargalos no financiamento do Sistema dificultam que sua meta seja plenamente colocada em prática.

Baseado em dados do Ministério da Saúde, serão colocados os seguintes temas: Violência no Trânsito – Lei Seca, avanço ou retrocesso; Direitos Sexuais e Reprodutivos – aborto; Saúde e Sexualidade – Aids e DSTs; Saúde e Tolerância; e Drogas – Legalizar ou não?, Serviços como testes rápidos de HIV, vacinação contra rubéola, doação de sangue e cadastro para doadores de medula óssea são realizados em cada instituição por onde a caravana passa.

Além dos debates sobre saúde, também estão em pauta educação (Projeto de Reforma Universitária da UNE) e cultura. No final das atividades, em cada universidade acontecem intervenções artísticas sobre os temas debatidos, com artistas da região mostrando um pouco da cultura local. A partir desta viagem, a Caravana pretende elaborar propostas para políticas públicas que atuem de maneira mais eficiente nessas áreas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 4 =