RECID/TO – Um pouquinho da nossa caminhada rumo ao Fórum Social Mundial

Em novembro de 2007, em reunião realizada na sede do Centro de Direitos Humanos de Palmas, iniciou-se a articulação das atividades preparatórias rumo ao Fórum Social Mundial (FSM), sendo que o ponta pé inicial foi agendado para 26 de janeiro, dia de mobilização global, cujo o objetivo era mobilizar a sociedade na luta por direitos e divulgar o FSM/2009.

Em novembro de 2007, em reunião realizada na sede do Centro de Direitos Humanos de Palmas, iniciou-se a articulação das atividades preparatórias rumo ao Fórum Social Mundial (FSM), sendo que o ponta pé inicial foi agendado para 26 de janeiro, dia de mobilização global, cujo o objetivo era mobilizar a sociedade na luta por direitos e divulgar o FSM/2009.

No Tocantins, foi um encontro de solidariedade e apoio ao povo indígena Apinajé, no município de Tocantinópolis, no dia 26 de janeiro, organizado pelo Conselho Indigenista Missionário, Fórum da Amazônia Oriental, Organização Indígena do Tocantins, Rede de Educação Cidadã, Centro de Direitos Humanos de Palmas, Alternativa para Pequena Agricultura do Tocantins, Instituto de Direitos Humanos e Meio Ambiente, Comissão Pastoral da Terra e Movimento dos Atingidos pelas Barragens. Em Palmas, ocorreram duas manifestações: uma de mobilização ao combate à violência contra mulher e outra de luta por moradia.

A partir de maio de 2008, vimos contruindo uma agenda comum entre a Recid e demais movimentos sócias de Tocantins e região, e, fortalecendo a articulação em torno da preparação de lideranças sociais para participação no Fórum Social de 2009. Nos dias 22 25 de maio, realizamos o Encontro Estadual da Recid, em Formoso do Araguaia. Um dos encaminhamentos principais deste encontro foi a priorização de atividades de preparação do Fórum Social Mundialem conjunto com os demais movimentos do Estado.

Ao longo do ano foram construídas diversas alianças para a realização de atividades formativas sobre as temáticas orientadoras do FSM, tendo sido realizados cinco encontros estaduais para estudar os seguintes temas: Encontro sobre Direito Humano à Alimentação e Educação Ambiental, realizado ela Recid com quilombolas da Barra da Aroeira, em junho; Encontro “Afrodites, mídia, sociedade e grandes projetos na Amazônia Oriental”, realizado pela Casa Oito de Março em parceria com a Rede de Educação Cidadã e Fórum da Amazônia Oriental, em junho; Poder Popular, realizado pela Recid, em agosto; Seminário Direitos Humanos , Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais, realizado pelo Movimento Estadual de Direitos Humanos e Fórum da Amazônia Orienta, em novembro; e o Seminário de Educação Popular e Economia Solidária, realizado pela Comunidade Kolping de Palmas e Rede de Educação Cidadã, em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária, em dezembro.

Nos dois últimos encontros, além das alianças comunitárias e empreendimentos de economia solidária, contamos com uma participação expressiva de lideranças ingígenas e quilombolas.

Ass parcerias entre as redes e fóruns dos estados foram fundamentais para o sucesso dos encontros, a motivação dos/as participantes em buscar novas estratégias de participação no FSM/2009é um aspecto que facilitou a interação dos grupos. Acreditamos que a mobilização em torno da participação no FSM, também tem revitalizado os movimentos sociais aqui no estado, sendo que a Recid tem tido um papel fundamental na mobilização dos educadores e movimentos sociais para pensar e organizar nossa participação de forma qualificada no Fórum Social Mundial.

Fátima Dourado – Recid TO
(63) 84153522
(63)32241575

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 4 =