Recid realiza seminário sobre educação popular na América Latina no FSM 2009

A Rede de Educação Cidadã realiza dia 29/01, em parceria com o Instituto Paulo Freire, , dentro da programação do Fórum Social Mundial, em Belém-PA, o Seminário: Organização, participação social e educação popular na América Latina – dilemas e desafios.

 Este seminário tem o objetivo de aprofundar e dar visibilidade às experiências de organização e educação popular e participação social desenvolvidas por governos democráticos populares e pela sociedade civil na América Latina.

 

Segundo o assessor especial do Presidente da República, Selvino Heck, há várias experiências em cursos no Brasil e na América Latina comprometidas com a construção de modelos de sociedade mais justos e democráticos, portadoras de um momento novo no continente e no mundo.

 

Já estão confirmados, como conferencistas deste seminário, o ministro dos Direitos Humanos do Brasil, Paulo Vannuchi; O coordenador do programa de apoio à sistematização de experiências do Conselho de Educação de Adultos da América Latina, da Costa Rica, Oscar Jara; o vice-ministro de educação superior da Bolívia, Diego Pari e Frei Betto, escritor.

 

A Assessoria de Mobilização Social, desenvolveu em novembro, dezembro de 2008 e janeiro de 2009, em todos os estados da federação brasileira, um processo de preparação de educadores(as) populares e lideranças sociais com o aprofundamento de temas relativos ao FSM 2009, como a questão amazônica.

 

A Rede de Educação Cidadã (Recid), coordenada pela Assessoria de Mobilização Social, vai marcar presença no FSM na marcha de abertura, com camisetas e estandartes sobre os princípios do seu Projeto Político Pedagógico; com um stand onde, a cada dia, uma macrorregião (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste) vai apresentar suas experiências; Com a realização de um Seminário Internacional, com o tema: Organização, participação e educação popular na América Latina – dilemas e desafios, marcado para o dia 29/01 (data sujeita a alteração pela organização do FSM 2009).

 

Além destes, dia 1º de fevereiro, a Recid vai propor uma assembléia de alianças para discutir e apresentar propostas sobre a educação popular como política pública, que serão incorporadas às propostas gerais do Fórum Social Mundial e apresentadas à Assembléia final que marca o encerramento do evento em Belém-PA.

 Breve perfil dos conferencistas:

Diego Pari é pedagogo boliviano. Foi secretário técnico da Comissão de Educação e Interculturalidade da Assembléia Constituinte daquele país. Ocupa atualmente o cargo de vice-ministro da Educação Superior da República da Bolívia, no qual vem atuando destacadamente para a criação de Universidades Indígenas.

Frei Betto é frade dominicano, teólogo, escritor e conselheiro de diversos movimentos sociais brasileiros. Atuou, enquanto assessor especial do Presidente da República Federativa do Brasil entre 2003 e 2005, na formulação da Rede de Educação Cidadã. É autor de diversas obras de teologia, ficção e problemas sociais e políticos brasileiros.

Oscar Jara é sociólogo e educador peruano. Discípulo de Paulo Freire, Jara iniciou sua experiência como educador na alfabetização de camponeses do Peru. Encontra-se estabelecido na Costa Rica, onde coordena o Programa de apoio à Sistematização de Experiências da CEAAL (Conselho de Educação de Adultos da América Latina).

Paulo Vanuchi é jornalista e mestre em Ciência Política. Atuou no âmbito da  formação e assessoria política de lideranças populares e na produção de documentos sobre os abusos cometidos no Brasil no período da ditadura militar. Ocupa atualmente o cargo de ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da República Federativa do Brasil.

 

Mais informações:

Willian Bonfim

Fone: 61 9979-4440

E-mail: [email protected] 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 7 =